quinta-feira, outubro 26, 2006

The Cave

IMDb | Sítio Oficial

Entrei neste filme um pouco sem saber ao que ia. (Ao que parece este é o meu modo preferido de escolher filmes.)
Há uns nomes conhecidos: Cole Hauser (Paparazzi talvez seja o mais recente dele e há uns quantos, de guerra, onde entra), Morris Chestnut (Boyz n the Hood, Confidence, Breakin' All the Rules), Lena Heady e Piper Perabo. É, aliás, praí o 3º filme que vejo com Piper em pouco tempo e o segundo com as duas em pouco mais de um mês. Curioso!

Pensava que era um thriller, filme de acção e suspense. O que eu não sabia era que isto tinha os «aliens das cavernas» à mistura! Começo a ver o genérico e logo após os nomes dos actores começa a aparecer «Creature Designer» e «Creature Performer». Eh lá, qu'é isto?! Não sabia que havia criaturas. Ainda pensei que fossem bichinhos que encontrassem lá em baixo mas para isso não seriam necessários «Creature Performers», certo?
O que estava à espera era duma tradicional luta entre Homem e a Natureza. Pensava que se iam enfiar na caverna, fosse por gozo ou trabalho, as coisas iam correr mal, ficavam presos e tinham que arranjar maneira de sair. Não estava à espera de criaturas esquisitas, mutações e confrontos ridículos.
A título de exemplo: às tantas a Piper chega-se à frente - contrariando ordens directas - para escalar uma parede à procura duma saída ou túnel. Pelo meio encontra um dos bichos e começa uma briga. Cai, queima-o, baloiça para tentar agarrar-se a um sítio longe do bicho mas não chega lá, corta a corda e atira-se para esse sítio, agarra-se à rasca e prende-se com segurança. Nesta altura pensa que está fora de perigo. Mal sabia onde é que se tinha metido. Lá vem o bicho dos infernos - que descobrimos nesta cena que também voa(!), que é uma boa característica para um bicho de caverna!! - e agarra-se a Piper... como é que hei-de dizer isto? Agarra-a por trás! Agarra-se a ela e começam os dois a fazer uns movimentos... bem, confesso que pensei que o filme se ia tornar muito mais interessante. Não, afinal o bicho queria mesmo matá-la. Fiquei triste. Mas Piper é rija e ainda levou o bicho com ela.

E não me parece que tenha estragado alguma coisa do filme ao revelar que a gaja morre. Há certas regras para estes filmes e, tendo-as em conta, é possível dizer com 90% de certeza quem é que vai sobreviver, logo à partida. A Piper não tinha qualquer hipótese. Uma mulher, quando vai nestas aventuras com um grupo de homens, se não é o love interest de ninguém, temos pena. E atenção que não pode ser namorada ou mulher de um deles, tem que estar livre de compromisso no início. A única maneira de uma esposa se safar é se estiver grávida e mesmo assim não há garantias. Só namorada neste caso também não dá porque ficava mal uma rapariga ter uma criança fora de casamento. Hey, eu não faço as regras, isto tudo depende do público americano!
Fiquei surpreendido foi com Piper ter vivido tanto tempo, não de ter morrido. Garanto-vos que pensei que fosse a primeira a ir à vida!

Como nota final, o pormenor ridículo do filme, ou pelo menos aquele que mais me fez rir: Todos sabemos que em qualquer bom filme americano, sempre que um veículo tem um choque ou uma queda de um precipício, tem a tendência para explodir com alguma violência, certo? Este filme leva a coisa ao extremo. Dentro da caverna havia túneis debaixo de água. Para atravessarem os túneis, que eram bastante compridos, usavam daqueles motores pequenos como transporte. Agarravam-se àquilo e o motor levava-os. Pois bem, a certa altura, um deles está no túnel e vai atrás de um bichinho só para estupidamente ser atacado por um bichão. Assim que é atacado larga o motor, naturalmente. O motor, ainda a funcionar, foge em direcção a uma parede. E não é que assim que o motor bate na parede... BOOM! Alta explosão que desmoronou o túnel e prendeu-os ali. Devia trabalhar a nitroglicerina, o motorzinho.

6 comentários:

Catarina P disse...

Tu és muito palavroso!!!

DaMaSCo disse...

Obrigado, eu tento. :p

Pedro disse...

tou a gostar míudo...continua!!

nem é tanto pelos filmes, é só mesmo para ir matando saudades tuas e do teu "palavreado"!

abraço!

p.s. começo a curtir o engº!!

DaMaSCo disse...

Já a patroa também diz que gosta de "me ouvir" quando lê isto.
Tenho perfeita noção que não sou nenhum génio da escrita e também estou com receio de maior parte dos filmes que aqui aparecem nem agradarem a Gregos nem a Tróianos, mas espero que o pessoal apesar de tudo ache alguma piada.

Já em relação ao Engenheiro... dou-lhe mérito pela segunda parte (embora ache que a coisa tenha ocorrido mais pela ausência do Anderson) mas não me digas que gostaste daquele 11 inicial?!?!

Err... Aqui talvez não seja o melhor sítio para esta conversa, não?

Aquele abraço, meu caro. E vai comentando que é para não me sentir só.

PS - Já agora, autorizas-me a meter aqui o link do Paranóias? Aquilo tá fixe rapaz, não percam o ritmo.

Pedro disse...

se permito que ponhas o link???? isso nem se pergunta!!!

abraço!!

p.s. amanha é o casamento do silva (!?!?!?)....onde isto vai parar...

DaMaSCo disse...

Xiiiii, já nem me lembrava disso. Tenho que ligar ao gajo para mandar um abraço... e dizer-lhe que a vida dele acabou.
Ou achas que ele já sabe?! :)

O link já cá canta, dessa já não te safas.

Porta-te