quinta-feira, outubro 12, 2006

A Good Woman

IMDb | Sítio Oficial

Deparei-me com este filme um pouco às escuras e a principal ilação que tirei daqui foi que Helen Hunt já passou a ser a outra. A principal neste caso foi a actriz que já leva, pelos visto, Hollywood às costas: Scarlett Johansson. Não me chocou mas fez-me um pouco de espécie. Nem vou entrar pelo lado da senhorita Scarlett, longe de mim dizer algo negativo em relação a esta moçoila, é mais pelo respeito pela presença e imagem que tenho de Helen Hunt.

Como toda a gente, acho eu, Helen apareceu-me em casa de uma maneira jovial, enquanto partilhava um matrimónio com Paul Reiser, depois disso vi-a no Twister e mais tarde no bom filme As Good As It Gets. Se bem me recordo ganhou um Oscar à custa disto e embora cada vez dê menos crédito à Academia, ela certamente merece prémios por esta interpretação.
Posto isto, não a revejo neste papel em A Good Woman: a outra, a adúltera, a sedutora, the mistress. Não que esteja a acusá-la de falta de sexualidade, lembro-me perfeitamente dum episódio onde ela pinta o cabelo e Paul é surpreendido com isto ao chegar a casa, nunca tinha percebido tão bem qual a «motivation» para um actor representar como naquela cena na cozinha. Como se isso não bastasse, mais tarde no episódio podemos ver o exacto momento em que Hank Azaria se apaixona por ela. (Isto na vida real, embora estivessem ambos a representar. Deu para ver no olhos dele aquilo que todos os homens estavam a pensar em casa.)
A questão é: vejo-a como mulher forte? Capaz de sedução? Sim, tudo isto e mais. Mas com motivos escondidos? Como maneira de sobreviver? Não. Vejo-a como uma mulher de meter todas as cartas na mesa, não de esconder algumas na manga. Talvez ela não fosse perfeita para o papel e isso tenha estragado um pouco a coisa para mim.
Compreendo, claro! Se tivesse a oportunidade de ter Helen Hunt no meu filme aceitaria nem que ela tivesse que fazer de africano raptado no seu país natal para trabalhar em plantações de algodão nos Estados Unidos!

Há ainda que ter em conta algumas questões de história, alguns twists a mais e algumas personagens pouco consistentes. Para mais ainda há toda a questão de americanos e britânicos de alta sociedade a viverem à grande, de férias em Itália, que faz com que pouca empatia seja criada com os personagens.

Eu nunca seria apanhado de férias em Itália, prefiro a Côte d'Azure.

4 comentários:

DaMaSCo disse...

Deveria ter adivinhado que ESTE seria o teu comentário! :)

Pedro disse...

ena ena....nos também já temos um blog!!! estamos a ficar civilizados!!!

fazes bem míudo....afinal um gajo deve dedicar-se ao que gosta e, uma vez q tens tempo de sobra, toca de escrever para o povo

já agora....neste blog vais incluir também os filmes que vês com regularidade no Cinebolso??? isso sim, era interessante!!!

DaMaSCo disse...

Pensarei no teu assunto e porque não.

O único problema será que... bem, os filmes do cinebolso fazem-me sempre sentir o mesmo!

Vão tornar-se um pouco repetitivos os textos, não?

Grande abraço miúdo!

DaMaSCo disse...

Se queres que te diga, também tou para ver se não me farto! Se o pessoal for aparecendo e comentando será mais difícil fartar-me. A ver vamos.

Leste o meu pensamento, tava mesmo para te perguntar pelo Stargate. Ainda bem que não te esqueceste disso.

Outro abraço,
Diogo