sábado, outubro 07, 2006

Glossário

www.imdb.com - Internet Movie Data Base
Este será, em princípio, o único link que aqui vou pôr, isto porque é sem qualquer dúvida a melhor ferramenta na net para saber coisas sobre filmes. Mas como podem ver não tem hiperlink porque, como já disse, não tenho paciência para essas coisas.

chick flick - Para quem sabe o mínimo de calão em inglês, este termo não me parece que será muito complicado. Para aqueles que estão com dúvidas é, à falta de melhor expressão, um «filme de gaja». Daqueles em que se é suposto chorar no final, etc. E só para não me acharem completamente insensível, acreditem que já tive a minha dose de choro a ver filmes.

man-crush - Se juntarmos a esta expressão a minha declaração final no termo anterior eu talvez venha a ser visto como uma pessoa algo... «alegre» em estrangeiro. Mas como estou perfeitamente confortável em relação à minha sexualidade, não tenho qualquer problema em explicar o significado. Para mim isto não passa por uma qualquer tara que desenvolvo por um actor devido a um filme «cangaceiro». Exemplo: eu já conhecia o Clooney do ER já há alguns anos, mas só desenvolvi a minha man-crush por ele quando o vi no From Dusk Till Dawn onde ele está... bem, só visto! Desde então que vejo tudo o que tenha a ver com o homem. Outros poderão vir a ser mencionados em posts futuros. (Sim, tenho alguns... e depois?!)

trailer - Acho que existe uma qualquer expressão em português mas confesso que neste momento não me lembro de todo (Será apresentações?). São resumos ou apresentações dos filmes. Costuma ser o máximo de informação/descrição que gosto de ter acerca dum filme. Tenho por norma vê-los antes de filmes em cinema e pontualmente, quando estou muito curioso, vou à procura deles na net.

pseudo-intelectual - Ora aqui está uma expressão que gosto de usar com alguma regularidade mas que tinha algum receio de mostrar aqui. Mais que não seja porque faz de mim mais pretensioso do que quero ser nesta altura do campeonato. É um termo que uso para filmes que tentam ser inteligentes mas que nas minhas contas falham miseravelmente. Não que eu tenha alguma ideia de ser algum génio, não é isso. Mas quando começam a inventar grandes teorias ou metedologias para me contar que «um gajo atravessou a rua»... epá!, confesso que é nessa altura que começo a contorcer-me na cadeira. Gosto de manter as coisas simples e práticas e não costumo precisar de quatro horas para me contarem a história de uns gajos na guerra do Vietname ou sobre um casal cujo casamento se está a desmoronar.

type-casted - Quando um actor/actriz fica tão associado(a) a um papel que ninguém o(a) contrata para fazer mais nada. Caso do Richard Dean Anderson, por exemplo. Ele ficou tão associado ao McGuiver que demorou imenso tempo a conseguir fazer outra coisa. Felizmente, os gajos do Stargate não ligam a essas coisas e foram buscá-lo à mesma, mas isso não tem nada a ver com isto a não ser que eu adoro o Stargate. hihihi

Sem comentários: