sexta-feira, outubro 06, 2006

Apresentação

O meu nome... não interessa para nada. Não interessa quem sou nem o que faço. A única coisa que interessa é o meu gosto por cinema.
Eu vejo demasiados filmes! O meu estilo de vida sempre me permitiu este tipo de coisas e, hoje em dia, felizmente (ou infelizmente), ando com muito tempo livre o que faz com que ande a ver até mais filmes do que é costume. O problema que isto coloca (sim, um de muitos) é que acabo por não ter tempo de falar sobre todos os filmes com a rapaziada amiga e daí, suponho, a existência deste blogue.
Mas isto não vem d'agora, eu costumo dizer que já me esqueci de mais bons filmes do que maior parte das pessoas viu na vida. Para além de ser uma frase complicada de perceber à primeira é uma coisa bastante prepotente de se dizer.

Mas vamos deixar a teoria e vamos a factos contretos:

FILME PREFERIDO: Chasing Amy
Não porque seja uma obra-prima do cinema, mas porque me fez sentir todas as coisas certas numa altura muito específica da minha vida.
Talvez um dia venha a falar deste filme, eu sei que eventualmente voltarei a vê-lo, o único impedimento que tal suceda é este blogue ir à vida entretanto.

TIPOS DE FILMES PREFERIDOS: Eu vejo tudo! E isto não é da boca para fora, qualquer pessoa tão facilmente me fará ver um chick flick como um filme pseudo-intelectual francês como o último filme do Will Ferrell. E garanto-vos que tenho a capacidade para apreciar qualquer um deles.
Naturalmente há tipos de que gosto menos. Não sou grande apreciador de terror nem tenho muita paciência para filmes tipo Manoel de Oliveira embora, verdade seja dita, não tenha visto qualquer filme do homem, mas acho que ver alguns dos trailers bastaram.

Nota: Nestas próximas três categorias estão pessoas de quem, por norma, vejo tudo o que sai. E atenção que não estão por ordem de preferência, é à medida que me vou lembrando deles. E uma coisa é certa, quanto mais tempo demorar a postar isto, maior serão as listas.

REALIZADORES: Kevin Smith, Spike Lee, Spike Jonze, David Fincher, Tarantino, Clooney, Lawrence Kasdan, Cameron Crowe, Rob Reiner, Kusturica, Wes Anderson, Luc Besson, Jean-Pierre Jeunet, Woody Allen, Matt Stone & Trey Parker, Josh Whedon (embora mais numa capacidade de escritor), Guy Ritchie, Danny Boyle, Terry Gilliam, os irmãos Cohen, Farrely e Wachowski e Joaquim Leitão.
Este último entra aqui um pouco enfiado a martelo mas achei que uma presença portuguesa seria positiva na medida em que não acho que o cinema português seja tão mau como o pintam e, se bem que não conheço toda a obra do Joaquim Leitão, o que vi gostei. E se o homem se decidir a fazer mais alguma coisa estarei lá para ver.

ACTORES: Jason Lee, Travolta, Cage, Spacey, Hugh Jackman, Clooney, Topher Grace, Philip Seymour Hoffman, Sean Patrick Flanery, Wilson brothers, Edward Burns, Bill Murray, Marx Brothers, Ethan Hawke, John Cusack, Bruce Willis, Brad Pitt, Edward Norton, Jackie Chan (mais a fase Hollywood dele, tenho que confessar), Diego Luna, William H. Macy, Ben Affleck, Matt Damon, Harvey Keitel, Ed Harris, Kevin Kline, Antonio Banderas, Steve Buscemi, ...

ACTRIZES: Uma Thurman, Judi Dench, Cate Blanchett, Rachel Weisz, Kate Winslet, Amanda Bynes, Scarlett Johansson, Sophie Marceau, Helen Hunt, Julianne Moore, Charlize Theron, Salma Hayek, Ashley Judd, Diane Lane, Kirsten Dunst, Maria Bello, Renée Zellweger, Annette Bening, Claire Danes, Marion Cotillard, Susan Sarandon, ...

ESCRITORES: Não é uma classe de pessoas que costumo identificar, sei muitas vezes que certo filme é o escritor que fez outro filme qualquer, mas não sei muitos nomes. Até porque muitos dos realizadores acima listados costumam escrever os seus próprios filmes. Existe um, no entanto, que neste momento para mim é um dEUS: Charlie Kaufman. E atenção que não gostei muito do Human Nature, mas coisas como o Eternal Sunshine of the Spotless Mind ou o Being John Malkovich... meus amigos!...

Nota: Na categoria seguinte, embore não aprecie quem aparece nela, nada me impede de ver os seus filmes. O Tom Cruise já pertenceu a esta lista mas cedo saiu dela com A Firma.

ÓDIOS DE ESTIMAÇÃO: Manoel de oliveira pelo standard que criou no cinema português, Jude Law e Russell Crowe porque teimam em não conseguir disfarçar o sotaque, Soderbergh, divas tipo Kubrick ou Terrence Malick, Ridley Scott, Lars von Trier.

PIOR FILME DE SEMPRE: Somebody Is Waiting
Talvez não o seja de facto, já houve filmes que vi em fast forward e houve mesmo um ou outro que não acabei de ver. Mas este acaba por ser O exemplo porque foi o que estive mais próximo de sair da sala antes dele acabar. Só não saí mesmo porque estava com pessoas com quem não tinha à vontade para exigir tal coisa.

PAIXÕES ANTIGAS QUE SE PERDERAM: John Hughes, Harrison Ford, Meg Ryan, Billy Crystal, Paula Marshall, Eddie Murphy, Chevy Chase, Rene Russo, Paul Reiser, Jenna Elfman, Robin Williams, Elizabeth Shue, Tiffany Thiesen, ... Espero a todo o momento o vosso regresso!

PONTO DA SITUAÇÃO: Sou um gajo dado a fases, nos tempos que correm. Há uns meses andava numa de «comédias reles». Qualquer coisa a ver com adolescentes, em estâncias de ski, na praia ou somente absurdo, eu comia tudo!! Cheguei a um ponto muito decadente lá para o final. Nessa altura decidi-me a ser um pouco mais esquisito. Depois vieram as comédias românticas, fase essa que está agora a terminar. Estou entre esta e a de filmes que me fazem pensar, daqueles que são peculiares mas fazem-nos rir ao mesmo tempo que são especialmente inteligentes. Esta é uma das minhas raças preferidas de filmes, aqui incluem-se pérolas como Big Lebowsky, Le Goûts des Outres, Crna Macka, Beli Macor (este foi só para me armar em cromo, estou a falar do Gato Preto, Gato Branco), State and Main, Sliding Doors, Rules of Attraction, Fight Club, Boondock Saints ou The Big Chill, entre bastantes outros.
São aqueles filmes que vemos à espera de uma coisa e aparecem-nos milhentas outras coisas diferentes, semelhantes, melhores.
Já me apareceu uma ou duas boas surpresas deste estilo, a ver se ainda vou a tempo de escrever sobre elas mas, infelizmente, esta fase parece que vai ser curta e rapidamente devo começar com filmes de ficção científica/acção/épicos.
Claro que nada impede um qualquer filme de outra espécie de aparecer por aqui.

E acho que já está grande suficiente este post. Se acharem que não me «apresentei» o suficiente avisem.

2 comentários:

DaMaSCo disse...

Mais uma vez isto sou eu a ser um exagerado do pior. De Terrence Malick só vi o Thin Red Line do princípio ao fim. Acho que tanto do Badlands como do Days of Heaven existe a possibilidade de ter visto bocados.

Chamei-lhe diva porque acho um exagero do pior estar a gravar kilómetros de fita que nunca será aproveitada para nada só porque sim. E filmar cenas atrás de cenas com actores para depois só aparecerem uns segundos acho uma completa falta de respeito.
E sabes que estas coisas só aconteceram porque o Terrence é o Terrence, qualquer outro realizador teria levado um par de estalos para ver se ganhava juízo. Ou se não levasse devia.
(Para o caso de haver dúvidas, isto foram episódios que aconteceram aquando da filmagem de Thin Red Line)

Esse tipo de coisas incomodam-me um bocado mas digo-te uma coisa, num futuro bem próximo irei ver o New World e irei ajuízá-lo independentemente desta conversa toda.

Por isso, como podes ver, os meus ódios de estimação, de ódio só têm mesmo o nome. Eu continuo a ver coisas de todos os gajos que aqui estão nessa lista, por isso!...

DaMaSCo disse...

PS - Quem é que hoje em dia ainda lê um blog de trás para a frente!?!?