terça-feira, maio 12, 2020

Go West


Outro dos meus «clássicos». Vi Go West muitas vezes. E lembrava-me perfeitamente da cena na estação de comboios, a caminho do Oeste. A entrega da nota de dez dólares, a troco de nove notas de um dólar. Lembro-me - e vejo isto como grande diferença face aos outros filmes - do momento em que os três aldrabões são aldrabados, e como o facto deles serem mais fracos e sucumbirem à força/pistolas dos maus da fita implicou que os verdadeiros bons da fita saíram prejudicados.

Porque os irmãos estavam sempre neste meio. Entre uns e outros. Começavam do lado dos «maus» (embora mais marialvas do que maléficos) para depois, graças à influência dum casal apaixonado (regra geral) passarem para o lado dos bons. Aqui tentam ser malandros, mas rapidamente são postos no lugar pelos verdadeiros maus da fita. E então, não só por influência mas também por sentimento de dever (e alguma vergonha à mistura), fazem das tripas coração para poder «salvar» quem lhes deu a mão e ia sofrendo com isso.

Há várias possíveis citações neste filme, mas do que me lembro sempre é dos brindes às respectivas terras natal. Pouco sentido fará para quem ler, mas na minha cabeça ouço-os perfeitamente, a repetirem isto até à exaustão, cada vez mais inebriados.

South Carolina!
Mississippi!
Louiiiisiana!

Sem comentários: