terça-feira, abril 07, 2020

Onward


Onward foi uma das primeiras «vítimas» da Covid.

O filme ainda estava nos cinemas quando tudo parou e as salas fecharam. Convenhamos que não estava a ser muito bem sucedido, apesar do bom elenco e de algumas boas primeiras impressões. Terá sido um dos filmes Pixar com pior (ou mesmo o pior) resultado num primeiro fim-de-semana nas salas americanas. Após um par de semanas depois do fecho os estúdios começaram a libertar os filmes nas plataformas pagantes digitais, muito mais cedo do que foi a prática até agora. Alguns destes filmes tinham feito o seu ciclo nos cinemas. Mas em maior parte dos casos foi uma tentativa dos estúdios de reaver algum dinheiro.

Claro que a Disney não é parva nenhuma. Já andam nisto há algum tempo. Pouco depois de terem colocado o filme à venda, rapidamente decidiram colocá-lo disponível na nova plataforma de streaming: o famigerado Disney+. Consta que foi o melhor que podia ter acontecido ao filme. A Disney+, como fazia a Netflix ao início (e ainda faz), não revela números de visualizações, mas parece que Onward foi muito procurado online, logo após ficar disponível na Disney+, o que tende a ser sinal de «sucesso».

Ou seja, o filme foi um flop no cinema mas está a ser um sucesso em digital. Quer isto dizer que foi um sucesso ou não? Não dá para medir da mesma forma. E convenhamos que terá sido sempre um buraco financeiro. Teve um orçamento elevado e não se pagou directamente com bilheteira e vendas directas online. Terá trazido mais utilizadores à plataforma? É assim que a Netflix define se um conteúdo é um sucesso ou não. Será ainda demasiado cedo para perceber se ajudou com novos utilizadores.

O certo é que o status quo levou um senhor abanão com a crise. É óbvio que muitas mais pessoas vão virar-se para o digital e evitar salas de cinema. O conforto do lar é imbatível. Nos últimos tempos as salas de cinema têm sobrevivido graças aos blockbusters. Claro que Hollywood hesita em transitar cinemas apenas para blockbusters e streaming para tudo o resto. Mais, falta ainda definir o que é um «blockbuster» e o que é só um filme caro. Poderá ser que a crise empurre muita coisa para o digital. Porque um filme também se torna mais caro pela distribuição nas salas. Cortando um intermediário, a coisa fica mais barata e, se calhar, rende mais ser mandado logo para casa das pessoas.

Muito mudará. Ou talvez não. Ainda é cedo para tirar conclusões. O que posso adiantar, nesta fase, é que Onward é divertido. Vale a pena ver.

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