quinta-feira, abril 02, 2020

Loft


Já que estou no país há algum tempo, convém ver os clássicos locais, não?

Loft foi um grande sucesso. Bateu números de audiências nas salas de cinema. Não foi algo que me tenha chegado a Portugal, na altura. Pelo menos eu não soube da coisa. Suponho que em 2008 andasse distraído com outras coisas.

Percebo o apelo. É uma história envolvente logo desde início. Cinco «amigos» que partilham um apartamento encontram lá uma mulher morta. Entram em pânico e não ligam à polícia. Porque não é suposto as mulheres saberem do apartamento, pois é usado para «entreter» outras pessoas. A partir daí é a usual história de tentar perceber quem cometeu o crime e porquê. E essa parte está muito bem trabalhada, até certa altura.

Confesso que não gostei assim tanto do desenrolar final, que foi esticado e exagerado. Sem necessidade nenhuma, no meu entender. Não tira mérito ao filme no seu todo. Simplesmente ficou-me um amargo na boca.

O filme teve tanta atenção que levou a uma versão americana, que saiu seis anos depois. Esta versão não foi assim tão bem sucedido. Ainda não sei se vou ver. É possível, só para detectar as diferenças (embora seja do mesmo realizador e até tenha uma actor em comum a fazer o mesmo papel) e se mudaram o final. Convenhamos que ver o mesmo filme duas vezes, quando não se achou assim tanta piada da primeira vez, poderá ser um pouco tolo.

Sem comentários: