sábado, setembro 29, 2012

Prometheus

IMDb | Sítio Oficial

Não percebo tanta reclamação. Não sou um fã absoluto da marca Alien, mas as únicas três coisas que aponto como estúpidas (e uma até foi antes do filme sair) são:
- A tentativa de tentar passar a ideia que Prometheus não era uma prequela. Depois era. Depois afinal não era. Mas se calhar até é. Não, não é. É mas... só mais ou menos. Não. P0rr@! É mesmo. Aaaah!
- Os humanos foram numa missão no espaço à procura de «deuses», significados para a existência e de imortalidade. Ao menos no primeiro estavam à procura de recursos, se bem me recordo. Sempre faz mais sentido.
- A parte final com a Charlize e a Noomi é para lá de estúpida. Tanto o desfecho de uma como de outra. E correr para o lado, não?

De resto, não tenho grande coisa a apontar. Todos os artifícios dos primeiros estão cá. Uma personagem feminina forte, com grande capacidade de desenrasque e sobrevivência. Cenas americanas em barda, tanto de suspense como de completa e total idiotice (aquela tentativa de interacção com pénises gigantes é um insulto a tudo o que existe no mundo). Destruição e caos. Toda a gente a morrer. O robô que só faz m€rd@ e que toda a gente odeia. Lança-chamas. Está tudo cá.

Talvez seja porque começam a explicar coisas. Porque a premissa do Alien sempre foi muito a existência dum ser inexplicável que só quer matar. E procriar, sim. Também há essa parte romântica. Foi por isso? Foi porque deram uma origem ao bicho que se odiou tanto esta prequela?

5 comentários:

JL disse...

A cena de correr para o lado é realmente o que mais me incomoda. Isso e a Noomi ter dificuldade em andar com pontos depois de uma cirurgia abdominal em que lhe extrairam uma lula da barriga, mas já não ter dores a correr, saltar e cair. No entanto, o filme esteticamente é soberbo e o score é dos melhores que já ouvi. Ah, e o Fassbender está absolutamente extraordinário, e a cena da imitação do Peter O'Toole no Lawrence of Arabia é arrepiante.

JL disse...

PS: What's the deal com aquela ooze dos vasos? Se a ingerires, cria uma lula, mas ao contacto transforma-te numa cena marada, como fez aquele verme e ao outro gajo.

Ah, also, personal theory: os humanos foram criados pelos Engineers precisamente para serem alterados/ infectados pela ooze e criarem uma raça tramada de aliens, ou seja, a arma biológica não é a ooze, somos mesmo nós.

DaMaSCo disse...

Houve demasiados pormenores que pouco sentido faziam. Culpo a gestão do projecto. Podia ter sido muito bom, se não têm exagerado em tudo.

Da mesma forma que houve pormenores maus, também houve bons. E o Fassbender é um deles, sem dúvida. Cheio deles, aliás. ;)

A teoria é bem possível. Aliás, desde o terceiro que apontam a grande ligação entre humanos e aliens. Vai-se a ver e se calhar o meu amigo acertou em cheio. ;)

JL disse...

Mas parece que a cena foi feita a pensar nos DVD release bucks. O sticker no DVD diz "Questions will be answered!".

DaMaSCo disse...

A sério? :)
Publicidade enganosa é, de facto, algo que Hollywood sabe fazer com uma certa mestria. :D