domingo, fevereiro 25, 2007

The Pursuit of Happyness

IMDb | Sítio Oficial

O Will é, claramente, o mais forte candidato ao Óscar. O O'Toole já passou o seu tempo e não me parece que concorra com um projecto muito sólido. O Gosling parece que foi metido na lista como desafio. Parece um daqueles filmes ranhosos de adolescentes onde alguém, por causa de uma aposta, mete o nome duma miúda nada popular como candidata a ganhar o título de rainha do baile. O Whitaker não tem nome suficiente em Hollywood, nem me parece que esteja empenhado em ganhar e DiCaprio, como já disse no The Departed, provavelmente nunca ganhará a estatueta.
Independentemente disso, Smith faz um papel muito forte num filme extremamente completo. O assunto é tremendo e é impossível não ficar sensibilizado com os problemas do personagem de Smith.

Tive, no entanto, um pequeno problema com a história - o que cada vez é mais frequente comigo, não sei o que se passa mas ando com uma necessidade estúpida de embirrar com pormenores. O filme é baseado em factos verídicos. Não pensava até que fosse TÃO baseado quanto é. Relata a vida de um homem (Smith) numa altura da vida onde tenta fazer algo mais por si. Smith sempre foi uma pessoa inteligente e bom aluno, só que a vida não lhe corre de feição e os seus problemas acabam por passar por falta de dinheiro. Smith decide tentar ser corrector da bolsa, só que entre tomar conta do filho, ver o matrimónio a implodir e pagar as contas e as dívidas, Smith está com dificuldades em respirar quanto mais fazer tudo o resto. (Também não admira com a quantidade de tempo que o homem passa a correr!)
A certa altura Thandie Newton, a esposa, abandona Smith. Parte para Nova Yorque com a promessa de ter um emprego à sua espera. E aqui vem o meu problema que passa pelo puto e pela insistência de Smith em ficar com ele. Smith fala, logo no início do filme, que devido a não ter tido o seu pai presente enquanto crescia, procuraria sempre estar presente na vida do filho. Só que a certa altura Smith não consegue sequer providenciar um sítio para dormirem! Não seria melhor o puto ter ido com a mãe? Ao menos ela tem um emprego e certamente terá um sítio para viver. Uns anos depois, Smith torna-se um corrector de sucesso e eventualmente milionário mas naquele momento não terá sido extremamente egoísta?
Fiquei com essa a moer-me a cabeça, mas a coisa não afecta a qualidade do filme.


PS - No Captain America action figures were harmed during the making of this movie.

15 comentários:

Catarina P disse...

Spoiler alert!!!
Eu já vi o filme mas se não tivesse visto teria ficado muito danada!

Anónimo disse...

hem???? parabens pa!!!
acertaste em tudo
:)

abraço

DaMaSCo disse...

1º - Não fiz aviso de spoiler porque não achei que estivesse a revelar pormenores do filme que fossem estragar o visionamento/surpresa.
Quem vê o trailer sabe disso e, para mais, este não é um filme que viva à custa de twists e afins. Vive sim à custa da viagem do personagem de Will neste periodo da sua vida.
Dizer ainda que o homem ficou rico e famoso também não me parece que tenha sido um spoiler.

2º - Não acertei em quem ganhou a estatueta de melhor actor, não. Fui um pouco idiota em mandar bitaites antes de ter visto o King of Scotland sim, mas a única coisa que disse com certeza é que duvidava - como aliás duvido - que o Leo alguma vez venha a ganhar. Mesmo que esteja errado nisto também não me parece que ganharia com o Departed.
Portanto não percebi muito bem o que quiseste dizer com "acertaste em tudo". Queres elabora melhor?

Anónimo disse...

Eu estava à espera de um post em que explicavas como é que o "candidato mais forte" (claramente)não ganhou, e o gajo sem nome ganhou.

em vez disso, levei com o Happy Feet.

é a tua maneira de dizeres que animated dancing penguins percebem mais disto que tu?

Because they do.

ah, espero o post sobre o Last King of Scotland em breve. o Forest Whitaker tá brutal como Idi Amin (tendo em conta o que já vi aqui, dizer que ele faz de Idi Amin é um spoiler?)

Anónimo disse...

tens razão... erro meu.
já devia saber que o que dizes é sempre certo:)

p.e., ontem ao ver o jogo do benfica com o paços, lembrei-me de quando tavamos a ver o jogo com o d. bucareste e disseste que o simão não devia marcar os livres porque era ÓBVIO que ele não marcava golos assim...

é óbvio:)

Pedro disse...

eheheh

e de súbito o paulo juntou-se a nós para demonstrar aquilo que é óbvio....as previsões do diogo são infalíveis!!

com que então o forest não ganhava hein? boaa... e o simão não marca de livre?...bem!! o sousa é que era uma aposta de futuro para a lateral encarnada? (e por aí fora...)

no que toca a previsões estás queimado até 2008. e sim, ainda vais clamar pelo engº....dá-lhe tempo

beijinhos grandes (não do artur mas de mim!!...defende-o agora)

Anónimo disse...

Pedro,
quero que saibas que discordo profundamento do tom jocoso face a esse grande sábio das lides futebolísticas, conhecido entre nós (meros mortais) como diogo coelho.

Não me esqueço p.e. que o diogo previu que o Trapattoni não ia ganhar nada.

E como sabemos... ele não ganhou. Ao fim de uns meses foi despedido... do ESTUGARDA!!!!

ps: dá-me ideia que este espaço vai começar a ter moderação de comentários...

Anónimo disse...

ps ao comentário acima: talvez não fosse má ideia alguém guardar este post para quando o mr. di caprio estiver a receber a sua primeira estatueta...

Anónimo disse...

Diogo, não queres prever que nunca vou ganhar o EuroMilhões? falei com a Santa Casa e eles dizem que aceitam uma declaração tua nesse sentido como garantia e dão-me já o dinheiro. sim, mesmo sem ter que jogar.

DaMaSCo disse...

Sinto-me tão feliz por ter feito um blog para poder ser enxovalhado pelos meus... conhecidos:

O pseudo-artista;
O pseudo-treinador;
e o pseudo-... godammit, I got nothing on you, you ex-fat bastard!

Anónimo disse...

sou ex viciado no jogo (sobe e desce, sempre copas ao escuro)

but then again...so were you.

Pedro disse...

certamente que todos conhecem o episódio do Seinfeld chamado "the opposite"..

pois bem, acho que se devia declarar o diogo como o gajo cujas previsões saiem sempre ao lado...nem sequer saiem ao poste, com jeitinho até é pela linha lateral!!

Mas paulo e zé vamos controlar-nos... afinal ele pode sentir-se condicionado e começar a evitar fazer previsões. E todos sabemos como isso seria uma grande perda...

Diogo não ligues aos que te fazem crer que o Zandinga dentro de ti não funciona... afinal uma carreira
onde couberam clubes como o Benfica, Porto, Setúbal e Académica prova que tinhas razão....o futuro da ala esquerda da defesa nacional poderia residir no Pedro Henriques!!

DaMaSCo disse...

Yeah, that doesn't help much, militão.

E ó Pedro, o teclado tem bué teclas, e que tal bater noutra?

Já percebemos que sabes bué de futebol, mas vamos lá pensar um bocadinho: quando é que tu realmente tiveste uma ideia original em relação a futebol?
Tu choraste quando acabaram com os Donos da Bola, não foi? Deixaste de ter um sítio onde ias sacar as tuas bocas todas. O que vale é que sempre tens o do Seara e do atrasadeco mental do Sporting para te fazer companhia senão a tua vida seria muito triste.

Enfim, andei eu a evitar os idiotas que pensavam que percebiam de futebol só porque mandavam umas bocas parvas durante o secundário e boa parte da faculdade para agora andar a aturar este gajo.

Haja santa paciência.

Anónimo disse...

Chill, Banky!

that time o´the month already?

DaMaSCo disse...

Ya, tenho o boné a lavar.