quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Inside Man

IMDb | Sítio Oficial

Ora cá está um filme que sabia que devia ter visto há mais tempo!

Spike Lee consegue ser um bocado cansativo na maneira como tenta enfiar uma data das suas preferências e ideais nos seus filmes. Entre as bocas à polícia por parte do refém sikh, o cartaz do «we will never forget», o chapéu dos Yankees ou a referência aos Mets... Já percebemos!! Curtes bué Nova Yorque. Segue em frente.

Independentemente destes incidentes, o filme está muito bom e muito inteligente. Spike é um bom realizador e sinal disso é que qualquer bom actor gostaria de trabalhar com ele. Para mais, Spike respeita todos os actores, não vendo só os nomes. A confirmar isto temos os minutos finais do filme, em que faz uma daquelas montagens onde mostra segundos do filme, apresentando todos os actores. Obviamente que não mostra os figurantes, mas aparecem todos os actores e actrizes com falas. E isso já é um grande gesto.

A história não é perfeita, tem um ou dois pormenores que têm um ligeiro efeito de unhas no quadro, só que nenhum deles estraga o conjunto final. Tive foi um pequeno problema com o facto do Denzel ser o negociador. O homem é demasiado arrogante para isso. Numa situação de stress como é a de reféns, convém ter um gajo simpático e apaziguador. Isto não tem nada a ver com eu gostar ou não do homem, é só que apaziguador Denzel não é.


PS - Tenho que partilhar esta: A certa altura um polícia informa Denzel que estão a fazer download das imagens das câmaras de segurança do banco, só que ainda ia demorar algum tempo até terem tudo. Comecei a imaginar o gajo: «Epá, é que estamos a sacar as séries todas de Seinfeld e ainda a discografia dos Metallica, mais uns 20 Gigas de MP3. Isto para não falar dos filmes de... err... "boxe tailandês", que ainda é um bocado. Nem sei se teremos espaço no disco para tudo. Aquilo está um bocado lento.» Ri-me um bocadinho.

2 comentários:

Catarina P disse...

Atão e o link para o Denzel?...
Estou triste!

Por acaso gostei mesmo do filme. Da história, como se resolve, tudo.
E gostei da Jodie. Eu gosto muito da Jodie.

Já na linha do respeito por todos os actores, foi a primeira vez que vi no genérico final a lista de todos os elementos da orquestra. E uma orquetra sinfónica tem muita gente. Se calhar aparece mais vezes, mas foi a primeira vez que reparei e eu normalmente reeparo nestas coisas.

DaMaSCo disse...

São tantos links, tantos actores e actrizes, tantos posts...

Admira-me é só ter falhado um.

Ou isso ou é o meu ódio de estimação pelo Denzel a vir ao de cima. Ódio será demasido forte... chamemos-lhe falta de apreço.

A Jodie tem pinta aqui mas perdi-lhe um bocadito de respeito na maneira como ela andava psicótica a correr pelo avião no Flightplan.

E acho que sim, deverá ser a primeira e provavelmente única vez que irás ver todos os elementos de uma orquestra num genérico final.