terça-feira, setembro 07, 2010

Predators

IMDb | Sítio Oficial

Não. Não! Para quê complicar?! Duas espécies? Cães?! Para quê? Que raios.

Vamos pela parte simples e que, estranhamente, chamou-me logo a atenção: Que raio de elenco é este? O Naifas aparece e faz sentido (se bem que não ia armado de facas), e desaparece pouco depois. Metem um africano lixado que é meio choramingas. Um russo (não é bem russo, mas é desses lados) com uma arma gigante e o homem borra-se por todo o lado. Um redneck que não está ali a fazer nada. Uma Alice Braga que começa a cair muito no goto, o que até é menos mal. Não deixa de ser uma moça sniper que, para ali, traz pouco de útil. Um samurai que não é samurai, mas sim um yakuza. Ok, sim, gostei do japonês. O Brody, por muito que perceba que ande ali mais uma vez a fugir de bichos maus (acabei de comparar os nazis a jamaicanos gigantes invisíveis, com sérios problemas de dentição, sim), mas é suposto ser um judeu franzino. Não é suposto imitar o Arnaldo cheio de lama, andar à porrada e aos tiros. Isto tudo, esta gente toda, para levar ao Topher Grace. Quando o amigo do costume mandou o trailer, a minha reacção imediata - e em minha defesa, acho que foi a de muita gente - foi: O TOPHER GRACE!?!? Ainda se fosse mais uma vez (embora fosse pela segunda vez mal escolhido) o Venom, epá, ainda seria com'ó outro. Mas não. O palerma chegou ali com um bisturi no bolso e disse que era médico. Alguém questionou? Não, claro que não! A Braga chegou à conclusão durante o filme: «Na terra éramos nós os predadores.» Então que raio está ali a fazer o Topher? Era um «twist» daqueles que ninguém espera (atenção, frase pejada de ironia). No final revelam. Como se fosse grande surpresa. Desnecessário, lá está. Aprenderam no Requiem a simplificar e aqui decidiram complicar outra vez.
Entreti-me e foi engraçado ver certas partes. Não trouxe nada de novo decente. Houve coisas novas, não boas. Mais do que uma sequela, é uma homenagem/remake do primeiro. Humanos na selva a serem caçados. Não é é uma selva das nossas. É a única coisa. Foi giro, mas saio com um amargo de boca. Queria mais.

O curioso é que comecei esta noite a pensar que ia ver o Expendables e acabei a ver o Predators. Muito gostava eu que tivesse metido o elenco do primeiro no segundo. Acho que um mash-up dos dois funcionaria muito melhor.

Sem comentários: