sexta-feira, dezembro 05, 2008

Futurama: Bender's Game

IMDb

Após um longo interregno, cá volto ao visionamento de filmes. Muitos pensaram que tinha deixado de escrever sobre os filmes que via, desistindo assim deste popularíssimo blogue. Alguns pensavam que tinha morrido. Outros pensaram o impossível, que tinha deixado de ser geek, ou pior ainda, que tinha arranjado uma namorada! Mais cedo um qualquer suíno estaria empoleirado numa estátua, após um majestoso voo.

A transição de séries para filmes não é fácil. Séries devoram-se com facilidade. Menos envolvência numa história. Menos tempo de visionamento (em teoria). Não ter que escrever sobre o que vi. (Sim, sou molenga ao ponto de queixar-me porque tenho que escrever algumas linhas de texto para um blogue lido por meia dúzia de pessoas que têm trabalhos com demasiada liberdade.) Nada como facilitar a transição vendo um episódio grande duma série cancelada.

Este Futurama, dos três, é o mais fraquito. Há uma coisa muito estranha e diferente neste filme, em relação à série e aos outros. Embora haja muitas referências a cenas actuais, filmes ou personalidades, nunca conheci nos Simpsons ou no Futurama a cena de fazer spoofs de outras coisas. Enquanto o Family Guy usa e abusa desse artifício - tendo mesmo feito uns episódios de uma versão do Star Wars - não esperava esse tipo de trama aqui. Bender's Game, às tantas, torna-se no Senhor dos Anéis, com umas achegas ao Star Wars e coisas desse calibre. Estranhei. E daí que não tenha morrido de amores.

Por muito que o humor das criações de Groening às vezes se perca, por ser tão... bem, à falta de melhor expressão, tão Groening!, o que é certo é que é isso que espero destas aventuras de animação. Um estilo de humor muito específico, que já me entretem há mais de 15 anos.

Resumindo:
Se quero um estilo de humor a gozar com outras coisas: Family Guy, Robot Chicken e afins.
Se quero um estilo de humor que me faça pensar um pouco, tendo história e sumo, embora possa não ter qualquer efeito ou que possa fazer-me cair do sofá de tanto rir: Simpsons, Futurama, American Dad, King of the Hill

Isto a nível de animação, claro.
(Sim, eu sei que Robot Chicken não é animação!! Cut me some slack, will ya?!)

Sem comentários: