quinta-feira, setembro 04, 2008

Butch Cassidy and the Sundance Kid

IMDb

Continuando na senda de boas duplas de cinema, é difícil encontrar melhor que Paul Newman e Robert Redford.

Apeteceu-me ver um clássico. Claro que daqui advêm problemas. Sendo um clássico, as cenas de maior impacto são, naturalmente, as mais conhecidas. Já perdi a conta às referências a este filme que vi noutros, ou em séries, ou livros e afins.
Neste filme, há duas cenas de referência.

Não sei até que ponto devo avisar que vou dar spoilers. Continuam a ser spoilers, mesmo 40 anos depois? Bem, quem não souber, não quiser saber e tenha ainda pretensões de ver o filme, quando der num qualquer domingo às 3 da manhã no TCM, é melhor não continuar a ler.

Como dizia, há dois momentos grandes.

Um, é quando Butch e Sundance têm que saltar de uma ravina para um rio, para fugirem de uma... posse. Como é que se diz isto em português? Aqui, Sundance recusa-se porque não sabe nadar. O salto acaba por ser um bocado maricas porque não é assim de um ponto tão alto. Contudo, o momento é muito giro. O Bob faz uma expressão hilariante numa de «Que queres?! Não sei nadar. E atão!?»
Excelente.

O outro é o momento final, dos dois contra o exército boliviano.
Foi menos climático do que imaginava. Se fosse feito hoje em dia, demoravam três horas só naquilo... provavelmente um deles revelaria que estava apaixonado pelo outro... haveria demasiadas bocas... mais sangue ainda... trinta por uma linha! Aqui demorou um ou dois minutos e teve só a preciosidade da última fala: «For a minute there, I thought we were in trouble.»

De resto, é sempre fixe ver um filme dos anos 60/70, quando a maneira de realização de tornar coisas dramáticas era fazer close-ups rápidos. É giro.

Sem comentários: