sábado, junho 04, 2011

Il y a Longtemps que Je T'aime

IMDb

E agora, num registo bastante diferente do anterior, um drama francês com a Kristin Scott Thomas.

Acho que nunca vou habituar-me a vê-la a falar francês apenas. Não é o primeiro filme que vejo onde faz de francesa. Não que o consiga fazer na perfeição. Até eu noto o sotaque, e francês comigo é pas de tout. Aqui dão a desculpa que ela viveu em Inglaterra uns anos, pois claro. Para mim, KST será sempre a moça macambúzia apaixonada por Hugh Grant.

KST esteve presa durante 15 anos. Regressa agora «à vida», vivendo em casa da irmã até se recompor. Terá que arranjar novos amigos, um novo emprego, novo namorado, novas rotinas... tudo novo, porque 15 anos é muito tempo e o crime de KST não é ligeiro. 15 anos é uma pena de homicídio. Que terá feito KST? Esta é a parte que agarra. Porque a personagem que interpreta não é alguém agressivo, embora também não seja um doce. Ela demonstra mais resignação do que raiva, o que costuma implicar culpa. Mas como, se não parece capaz disso?

KST tem aqui uma óptima interpretação numa história não muito complicada, mas bem contada. A irmã é um pouco irritante, mas é suposto ser. Também, é francesa. Até pecará por ser pouco irritante, non?

Sem comentários: