sábado, setembro 19, 2009

Taken

IMDb | Sítio Oficial

Gosto de filmes franceses de acção. Especialmente se tiverem o dedo do Besson.
Há um herói. Há vítimas. Quando os vilões metem-se com as vítimas, o herói entra em acção. Não tem nada que saber. Pouca história. Nada de «rodriguinhos».

Não se pode é analisar muito o enredo. Há duas partes falíveis, pelo menos.
1- Liam Neeson tem uma filha dum casamento que acabou porque era espião e passava pouco tempo com a família. Famke Janssen casou com um ricalhaço e deixa a filha fazer tudo, embora esta não seja especialmente mimada, apenas um pouco irritante. Estamos a falar da Maggie Grace. Irritante está-lhe no sangue. Liam já está menos do que queria com a filha e agora, no verão antes de ir para a faculdade, Maggie quer ir com a amiga para Paris. A desculpa é que quer ver museus. A verdade é que quer seguir os U2 em digressão. Problema: ALGUMA vez na VIDA, os meus pais deixavam-me ir assim com 17 anos passear?!!? Ainda por cima a Famke sabia e deixou-a ir na mesma!!! Liam não quer, porque suspeita de tudo e todos, porque «ainda te acontece alguma coisa», como pai sensato (fascista, no entender de qualquer adolescente) que é. Maggie faz chantagem emocional, farta-se de chorar, e Liam (pato!) cede, pois é com subornos que se chega aos filhos. Claro! Assim que as miúdas chegam a Paris, LOGO à saída do aeroporto, conhecem um malandro e, depois de chegarem a casa, são raptadas por albaneses, para serem drogadas, entrando no tráfico de mulheres. Estão a ver como os pais têm sempre razão?
2- Entramos no ponto 2, que não faz sentido nenhum. Supostamente, os ditos albaneses andavam nisto do tráfico de mulheres e prostituição há algum tempo. Traziam mulheres de países de leste, com promessa de empregos como mulheres de limpeza ou amas-secas. Isto, infelizmente, é o que acontece na realidade. Só que, a certa altura, decidiram reduzir os custos e, em vez de terem que as trazer de longe, limitaram-se a raptar miúdas turistas que identificavam logo no aeroporto. Meus amigos, tudo bem que poderá ser menos dispendioso, mas se estes cabrões (perdoem-me o francês) usam miúdas de leste, é porque elas são pobres, de famílias pobres, que nunca poderão vir à procura delas. Metes-te com americanas e nórdicas, e tens meio mundo atrás de ti! Mesmo sem muito dinheiro. Isto depois meterá governos e afins. Não! Isto não faz sentido.

O fixe é que o Liam farta-se de dar porrada em meio mundo e a história interessa pouco.
Bom filme de acção.

Sem comentários: