segunda-feira, maio 14, 2007

Candy

IMDb | Sítio Oficial

Pensava que ia ser uma história de amor. Para todos os efeitos não deixa de ser. Se considerarmos todas as drogas e a prostituição como pequenas nuances à narrativa principal, então sim, é uma bela história de amor.

Neste tipo de histórias, as do tipo «diário dum drogado», o meu de eleição ainda é o Basketball Diaries. Depois de veres o primeiro acabam por ser todos meio iguais. Pelo meio ainda apareceu o Trainspoting com alguns twists à conversa São uma boa plataforma para uma visibilidade ao nivel da representação profunda. Parece que chutar narcóticos para a veia torna todo o processo, todo o contorno da história, muito mais humano. O que é certo é que são sempre projectos aliciantes para aqueles com algum genuíno interessa pela arte.
Aqui aparece Heath Ledger, uma nova coqueluche de Hollywood, mas acima de tudo aparece Geoffrey Rush que, um pouco por todo o lado, maravilhou plateias com a sua interpretação no Shine. Ambos estrelas nos tempos que correm mas ainda modestos o suficiente para voltarem às origens e participarem num projecto interessante.

Confuso neste filme só o facto de se chamar Candy, o mesmo nome da namorada de Heath. A gaiata poucas falas tem e, mais que não seja, o narrador de toda a epopeia narcoléptica é o Heath. Fixação maior que heroína: aparentemente só mesmo um doce.

2 comentários:

Pedro disse...

filmes do tipo "diário de um drogado"...

não sei se te esqueceste, não gostaste ou simplesmente não viste...
mas e que tal o requiem for a dream (a vida Não é um sonho, em português)?

Não só aborda isso como é mais abrangente ainda.... fala de dependências, vícios... e tem a jennifer connely (que é o mais importante)

DaMaSCo disse...

Sim, mas esse curti pela realização, não tanto pela narrativa.
Bem, isso e mais uma vez o Jared Leto é entalado à grande! hihihi

Recordo, uma vez mais, a brilhante frase: "I felt like destroying something beautiful."

Isso era mais tipo "diário de insano". Também giro. Também marcante.

E como toque final, o Basketball Diaries tinha esta moça:
http://www.imdb.com/name/nm0199590/
e a irmã:
http://www.imdb.com/name/nm0199603/

aaaahhh, blinkie and winkie....