sexta-feira, maio 04, 2007

Flags of Our Fathers + Letters From Iwo Jima


IMDb | Sítio Oficial Flags of Our Fathers
IMDb | Sítio Oficial Letters From Iwo Jima

Sinceramente não percebo como é que alguém consegue diferenciar os dois filmes. Não percebo como é que um foi nomeado para os Óscares e o outro não. Não percebo como é que podem dizer que o Letters é melhor que o Flags.
Os filmes são iguais!! Ou melhor ainda, é o mesmo filme! A única questão aqui - e atenção que dou muito mérito ao conceito, original, uma boa ideia - é que cada filme relata um dos lados da batalha em Iwo Jima.

No caso do Flags é muito mais virado para a simbologia daquela foto e a história à volta desta. Tem muito mais a ver com o depois da batalha e as respectivas consequências.
No caso do Letters - que é, na minha opinião, aquele que custa mais a ver - passa mais pelo desespero da (con)vivência nas cavernas, nos túneis, na ilha. Toda a espera, toda a preparação, os dias enfiados debaixo da terra enquanto os americanos bombardeavam a montanha...

Como projecto está muito interessante, embora talvez tivesse sido um pouco mais se têm metido outro realizador ao barulho. Mantinha-se a mesma fotografia, o mesmo tom, a mesma imagem, mas dava-se outro toque à narrativa.
Como filmes... não são exactamente aquilo que recomendaria para ver.

NOTA - A minha teoria para a questão dos Óscares, porque é que um teve mais «atenção» que o outro, é que os americanos, por muito que o tempo passe, acabam sempre por ter as mesmas atitudes. Ou seja, de tempos a tempos lá aparece um filme que clamam ser muito bom, que varia um pouco do convencional. Atenção, para nós não é bem assim. O Letters é bastante convencional. Porque é que então eles o acham... sei lá, «artístico»? Na minha opinião: por causa das legendas!
Americanos vêem legendas e pensam logo que o filme é muito à frente.

2 comentários:

goncas disse...

Estes filmes são de facto convencionais... ou não fossem realizados pelo Clint Eastwood! Ele faz filmes à moda antiga, impecáveis desde a fotografia à direcção de actores. Sabe bem vê-los de vez em quando.

Gostei da ideia, os americanos sem saberem como lidar com a frágil sensação de vitória, os japoneses assumindo a sua derrota e seguindo em frente. E acho que o Flags tem das melhores cenas de guerra que já vi. (O The Thin Red Line também é muito bom a este nível, lembrei-me agora!)

DaMaSCo disse...

A meia hora inicial do Saving Private Ryan! O resto do filme é uma trampa mas a invasão daquela praia tá brutal.

Já em relação ao Clint... não sei, ainda não estou convencido em relação ao Dirty. Acho que é bom realizador, disso não há dúvidas mas tende a escolher uns projectos... Não este, este foi uma boa escolha como já tinha dito no post. Só que há outros que não acho que mereçam assim tanta atenção.
Talvez seja isso, a questão de fazer filmes à antiga com sentimentos e cenas já consideradas clichés. Talvez a falta de "novidade" seja o que me falta.

Uma coisa te digo, o próximo irei ver com novos olhos. A ver se o próximo consigo apreciar melhor.