quarta-feira, agosto 12, 2020

Working Girl


Vi isto algumas vezes em miúdo. Acredito até que Melanie Griffith ajudou-me a passar da infância para a adolescência. Era um dos vários metidos nas velhas VHS, em rotação porque não havia mais nada para fazer. Mas vi sempre com gosto, atenção. Por isso é muito estranho como é que nunca percebi que Working Girl é a versão feminina do Secret of my Success.

Posso dizer que WG é versão do SomS porque saiu um ano depois. Não é machista!

«The Earth moved. The angels wept.» é uma frase que ficará para sempre na minha memória. Só não sei se estava no trailer, coisa que devo ter visto ainda mais vezes que o filme, provavelmente. Não de forma estranha, é só que numa altura em que havia tão pouco, certos trailers acabavam por ser repetidos até à morte em várias plataformas. Quem aqui se lembra de nas cassetes de vídeo clube haver sempre um par de trailers a divulgar outros filmes do momento?

Independentemente disso, o filme foi referência para mim mas, mais importante, para toda uma geração de mulheres. Claro que tinha de meter a minha senhora a ver. Este filme anda a ser referênciado a torto e a direito por todo o lado.

Por fim, a cena verdadeiramente chocante: como é que o Let the River Run, esse hino da Carly Simon, não consta da banda sonora no genérico final? A música aparece algumas doze vezes, em várias versões, durante o filme. E ganhou um Óscar! Que esquisito.

Sem comentários: