terça-feira, junho 25, 2019

Camarate


Não está nada mau.

É estranho dizer isto dum filme. Mas é o elogio que se pode fazer a um filme Português, ou não tivesse eu tão má impressão do género. Estou mal habituado e até admito ser algo elitista, mas parece-me ser uma espécie de consenso geral sobre a arte feita neste país. Quando é que foi a última vez que alguém ficou entusiasmado com um filme Português? Maior parte das pessoas sabe sequer o que tem sido feito? Dos últimos anos então não tenho a mais pequena noção. Quantos terão sido feitos nos últimos dez anos?

O que me faz pensar: porque não estão todos disponíveis no Netflix? Não é que se vá ganhar muito dinheiro. Mas a Netflix está interessada em ter volume. Não será uma boa forma de divulgar o trabalho? Será que os ICAs deste país colocam entraves a ter os filmes numa plataforma que chega a tanta gente? Talvez até leve a que se desenvolva um pouco a produção nacional, não? Todos os países andam a fazer coisas com a Netflix. Andamos nós a ver produção espanhola e italiana. Porque não andar a ver as nossas coisas?

Não sei quanto a vocês. Eu via filmes Portugueses na Netflix.

Sem comentários: