quarta-feira, junho 26, 2019

3 Idiots


Para uma coisa meio declarada como comédia, isto tem uma data de suicídios.

Não terei sido só eu a achar que era uma comédia. Basta olhar para este cartaz, não? E atenção que tem muito de comédia. Os personagens são meio tolos e há uma data de brincadeiras, umas mais inocentes que outras. Falamos de jovens estudantes universitários, que só querem passar um bom bocado enquanto estudam e tentam dar um rumo sério e digno às suas vidas. O certo é que há dois suicídios e uma tentativa durante o filme. Há dados estatísticos que provam que acontece muito com estudantes universitários, pressionados pelos pais e pelas próprias instituições a dedicarem-se absolutamente ao curso. Muitas das vezes é a forma de tirar a família da pobreza. O cérebro destes pobres rapazes (não se vê uma rapariga na universidade dos engenheiros, pois parece que elas estão «destinadas» a ser médicas) quebra, e não vêem alternativa que não acabar com a própria vida.

O mais chocante, ao pensar-se no assunto, é o personagem do director da universidade. É um tipo altamente competitivo, e a sua atitude de «vocês são todos uma porcaria e não merecem ser engenheiros» leva a um estudante matar-se e um segundo a tentar. Ninguém despede este gajo? Não há consequências de maior para este verdadeiro idiota? Às tantas descobre-se que o próprio filho matou-se por causa da pressão idiota que este lhe pôs em cima para ser engenheiro!

Posto isto, vi o filme porque está na lista de melhores filmes, do IMDb. E é merecido. É um filme bem engraçado e inteligente. Não sendo declaradamente «Bollywood», também tem umas musiquetas e danças absurdas. Mas está tudo dentro do registo do filme, bastante bem contado. Percebo a posição tão alta na lista.

Sem comentários: