domingo, fevereiro 26, 2012

Hugo

IMDb | Sítio Oficial

Fui só eu a odiar este filme?
A única justificação para estar tão bem cotado é por ser realizado por Scorcese, o realizador que não faz nada mal... segundo as pessoas que avaliam filmes. Acedo de caras que o homem tem talento e que já fez coisas muito boas. Acedo que volte a fazer outras. E até acedo que será um pouco imbirração minha. Mas vamos não fazer dele o Manoel de Oliveira de Hollywood, em que só porque em tempos foi bom, é de continuar a deixá-lo criar balela atrás de balela. Não, não acho que Hugo seja minimamente bom. Dou um exemplo simples que será sintomático para todo o filme: o papel Sacha Baron Cohen. É o mau da fita. Pega em miúdos que andam pela estação e manda-os para o orfanato, com um pontapé no rabo e completo desdém. No entanto, o personagem encontra amor na personagem de Emily Mortimer. Porquê? Não, o momento no final não é de redenção. Não acontece nada que justifica que ela goste dele. E é assim com maior parte dos pormenores da história. Faz todo o sentido no papel, mas quando vemos o desenrolar, acaba por ser demasiado... raios, falta-me a melhor expressão. Será um misto de imperfeito, fugaz e frágil. Paper thin seria a melhor expressão em inglês. Mesmo muito fraco, este Hugo, e se ganhar alguma coisa hoje, só confirmará a percepção que tenho da Academia desde há muito tempo.

2 comentários:

Anónimo disse...

És louco, Damasco.

DaMaSCo disse...

Tenho os meus momentos de insanidade, sim. Mas este não é um deles, cavalheiro. ;)