segunda-feira, fevereiro 27, 2012

The Artist

IMDb | Sítio Oficial

Faltava-me este cromo, dos nomeados de hoje para melhor filme. Antes duma análise provavelmente nada correcta e muito pouco séria, posso adiantar que os meus preferidos, de entre os nove nomeados, são o The Help e o Midnight in Paris, com o The Descendants logo a seguir. Tudo o resto merece pouca ou nenhuma atenção, já para não falar que alguns constarem de qualquer lista de finalistas, seja do que for, é ridículo. Mesmo para os Razzies eram péssimas escolhas. Do War Horse, por exemplo, nem considero que o(s) cavalo(s) seja(m) mau(s) actor(es).

Já o The Artist... não sei muito bem que dizer. É mais uma daquelas situações ridículas. Um típico exemplo em que o trailer conta o filme todo. As pessoas com quem falei, que viram o filme, disseram mal. E o conceito, para mim, é mau. Quer dizer, achar original fazer um filme como se fazia antigamente é patético. Destacar uma obra por usar técnicas desactualizadas e não trazer nada de novo ao mundo parece-me estranho. O que é certo é que custou-me menos ver do que pensava. Ajuda sempre estar a fazer outras coisas ao mesmo tempo. Ajuda ainda mais que seja curto. Mas até acho piada a coisas que sejam excessivamente expressivas. E o cão é um óptimo actor. Tenhamos também isso em atenção, por favor. À margem de tudo isto, pensando apenas na história, lembrou-me sempre demasido o Singin' in the Rain, e ainda mais algumas coisas de outros filmes antigos, tendo ou não muito a ver. Terá sido de propósito, mas não abonou de todo a favor.

Terminando, porque também não estou para perder muito mais tempo com um filme que cedo vou esquecer, mesmo que não tenha sido tão mau como esperava, apercebi-me esta semana que os Óscares deste ano são fracos. Muitos filmes diferentes. Poucas coisas dignas de destaque. E mesmo dentro dessas, não há nada que seja um verdadeiro assombro, correndo o risco de ficar na memória. Valerá talvez pelo regresso do grande Billy. Por isso até veria a cerimónia, se não me estivesse a marimbar para os Óscares e não tivesse nada melhor para fazer como, sei lá, dormir, por exemplo.

Sem comentários: