domingo, fevereiro 22, 2009

Intervalo 7 - Alguns problemas técnicos

Seria realmente uma boa desculpa.
«Ah e tal!... Fiquei sem maneira de ver filmes e por isso é que não tenho visto.»
Pois, nada disso.

O motivo de não ter visto filmes tem duas letrinhas apenas:
FM

É verdade, este vício voltou à minha vida e, dois minutos jogados, lá me veio à memória o porquê de ter largado o bicho, da primeira vez.
É que aquilo entranha-se. Envolve-te nos seu tentáculos e é impossível sair.
Tentas ligar a pessoal.
Tentas mandar ou responder a mails.
Tentas arrumar o quarto.
Tentas limpar a casa.
Tentas comprar comida.
Tentas comer.
Nada!!
Não consegues fazer nada!
Impressionante.

Isto tudo para dizer o quê?
O meu plano maquiavélico foi por água abaixo. A ideia era ver os filmes dos Óscares antes da cerimónia. Falhei miseravelmente. Dos principais, falta-me o Happy-Go-Lucky (Melhor Guião Original), o Vicky Christina Barcelona (Melhor Actriz Secundária, Penélope Cruz) e Rachel Getting Married (Melhor Actriz Principal, Anne Hathaway), para além dos cinco nomeados para melhor filme.

Aqui ficam as minhas previsões para os seis prémios principais:

MELHOR FILME e MELHOR REALIZAÇÃO
Toda a gente começou por apostar no Button. Com o passar do tempo e o acumular de prémios para Slumdog, parece que a aposta clara será o filme de Boyle. Safe money é no Slumdog para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Guião Baseado em coisas. Isto se a Academia estiver numa de ser consensual com o resto do mundo. Se for igual a si mesma, dará o prémio a Frost/Nixon, só para continuar a premiar um dos meninos bonitos de Hollywood. Reader, Milk e mesmo o Button, correm como outsiders, parece-me.

MELHOR ACTOR PRINCIPAL
Sem ter visto três das interpretações, o meu voto vai para Richard Jenkins. Infelizmente este é o underdog da selecção e dificilmente irá ganhar. Todos os anos há pelo menos um. Um actor ou actriz que faz um papel brilhante, mas como é dum filme independente, não há bling para comprar votos. Nos últimos anos tem sido o Gosling, este ano é o Jenkins.
O Sean Penn é persona non grata em Hollywood. O Frank Langella até é considerado bom actor, mas ninguém vai dar um prémio ao Nixon!! Brad Pitt pode merecer a coisa e até vejo a Academia a aceder a dar um prémio a este bad boy, só que acho que está tudo virado para o Rourke. Não percebo porquê, mas cheira-me que a estatueta vai pender para Rourke.

MELHOR ACTRIZ PRINCIPAL
Não vi a Hathaway mas, por muito que até seja menina bonitinha de Hollywood, parece-me que não terá grandes hipóteses contra os outros tubarões. A minha aposta vai para Streep e será merecido. Também não vi Winslet no Reader mas tendo em conta que o resto do mundo considerou este papel como sendo secundário, parece-me que também não terá grandes hipóteses.

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
De tempos a tempos olho para a lista e até começo a analisar quem poderá ser o vencedor. Isto porque esqueço-me de quem lá está. Depois leio o nome de Ledger e sigo para a categoria seguinte. Acho que não há dúvidas. Até acho é que nem deviam ter nomeado mais ninguém este ano, só para nenhum dos cavalheiros passar vergonha. Abriam o buraco outra vez, metiam lá a estatueta e não se falava mais nisso.

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Talvez queiram dar mais um Óscar a Doubt e vá para Amy ou Viola, mas duvido. Penélope não me parece ser moça a quem a Academia atribua Óscares. Não sou fã mas também não desdenho o trabalho da espanhola. Não me parece, é só isso. Pelo pouco que conheço do filme, cheira-me que o papel da Tarija não será muito grande e/ou imponente. São suposições baseadas em praticamente nada, atenção. Acredito que seja o segundo para Marisa. Como até gosto dela, não me incomoda. E o papel não é mau, em boa verdade.

O resto...
Como já disse, devem ir mais uns quantos para Slumdog. Gostava que o In Bruges ganhasse o Óscar de melhor argumento original, mas cheira-me que será complicado. O Button deverá ganhar um ou outro por montagem. O Wall-E ganha o de animação, na boa. E o Dark Knight talvez ganhe mais um por efeitos.

Fica a dúvida para o melhor «estrangeiro». Ainda irei vê-los. Tenciono fazê-lo. Vai demorar mais um bocado, só isso.

Os outros oito... a ver se os vejo nas próximas semanas. Serão os próximos a ver,. Todo este assunto será abordado mais um pouco. Nos próximos posts é que vai ser notório o quão pouco percebo disto!

Hoje...
Epá, não percam tempo com a palhaçada que é a cerimónia! Vejam mas é um bom filme. Depois logo se vê quem ganhou o quê, amanhã de manhã, antes de querer começar a trabalhar, enquanto se lê «as gordas», on-line.

5 comentários:

DaMaSCo disse...

Eu realmente tenho um jeito para isto que até assusta.

Alguém quer saber números para o Euromilhões?!

(imaginar deserto com uma bola de feno a passar)

Pois, não achei que houvesse.

Pedro disse...

epá a tua saga de previsões para os Óscares é notável!

mantens o teu registo que vinha do ano passado.

Um dia destes tens actores a escrever-te a pedir-te para preveres que eles não vão ganhar

DaMaSCo disse...

Eu sou um dotado, meu caro.
Sempre que venho com estas teorias estúpidas sobre actores e actrizes, lixo-me sempre.

Para o ano cá estarei novamente, sempre para fazer figura de urso.

Anónimo disse...

Pois é amigo o Sean Penn pelos vistos já não é persona non grata!
E a Penélope, conquistou a Academia com as suas espanholadas. E de quem foi a culpa? Do Sr. Woody Allen, ah pois é!
E a Winslet consegui com aquele papel que ninguem dava nada por ele...
São coisas dos Oscares!
Para o ano queremos mais.

DaMaSCo disse...

Olha quem ele é!?!

Mas não percebi rapaz, queres mais Óscares ou queres mais de mim a dizer idiotices e a fazer figura de urso?!
:p

Aquele abraço, rapaz.
Temos que combinar qualquer coisa.