sábado, julho 26, 2008

The Dark Knight

IMDb | Sítio Oficial

Pequenas coisas que me irritaram no filme:
- O cabelo do Aaron Eckhart. Foi só a mim que aquilo pareceu um capachinho?
- A Maggie Gyllenhaal é uma má substituta da Katie Holmes. E esta nem tinha sido uma boa primeira opção.
- A maneira absurdamente ridícula de como descobriram uma impressão digital numa bala.
- O Batman anda demasiado à luz. Isto será sempre um problema, porque nota-se demasiado bem o quão falso é um homem crescido vestido de morcego. A capa fica logo ridícula. Mais que não seja, estamos a falar do DARK Knight.
- Demasiado humor. O homem morcego não é dos meus heróis preferidos, nem é um dos que leia muito, mas parece-me que o personagem é um pouco mais soturno do que faz transparecer nesta tela.
- A voz do Bale enquanto Batman. Demasiado forçado.

Posto isto...
O FILME É BRUTAL!!!!

Incomoda-me a minha mente analítica em relação a este tipo de filmes. Passa sempre por uma questão de expectativas e suposições.
Primeiro as expectativas.
Uma pessoa já me tinha mandado um dos primeiros posters do filme há meses largos. Desde então, de tempos a tempos, íamos falando do filme. Isto gera expectativas. Isto é mau.
As suposições.
Era suposto eu adorar este filme. Peço desculpa, mas isto irrita-me. Incomoda-me que me digam o que devo adorar ou não. Sei que é ridículo, mas afecta a minha maneira de ver os filmes. Entro na coisa à procura de defeitos, para poder mostrar a seja quem for que me está a obrigar a ver a coisa de determinada maneira. Que estão completamente errados. Daí a lista acima.

Felizmente, o filme é demasiado bom e a última hora de filme é demasiado intensa para deixar-me pensar em grande coisa. O filme já era um filme de culto antes mesmo de estar montado, como já tinha indicado aqui. Não deixa de merecer esse estatuto. Não sei até que ponto merece a posição de melhor filme do IMDB, mas isso logo se verá com o tempo. Agora a coisa ainda está demasiado fresca.

Por último, uma nota para Ledger.
O Joker dele está muito bom. Ainda não decidi se é melhor ou não do que o de Nicholson. Uma coisa é certa, das primeiras coisas que vi/li do filme, logo ao início, parecia que a interpretação de Heath iria roçar demasiado próxima da de Jack. Longe disso. Ledger faz um Joker original se bem que com uma voz que me lembra um qualquer outro personagem ridículo, que ainda não descobri. Olha, faltava esta à lista de coisas acima.
Não me interpretem mal, é um Joker fabuloso. Tudo o que um vilão é suposto ser: mau, meio louco, imprevisível, misterioso, sem objectivo que não o caos, sanguinário e maquiavélico. Ele é, sem sombra de dúvidas, o arqui-inimigo do Batman.
Mas com tanta conversa - os posters, as imagens, o gore do Joker, a morte do actor, todo o hype - acabei foi por ficar verdadeiramente impressionado foi com a interpretação de Eckhart. Ele está muito bem como Harvey Dent. Irritou-me um bocado uma cena do personagem dele, mas não o vou dizer aqui porque seria um spoiler para quem não segue BD.

Em jeito de conclusão, afirmo que não sei se será o melhor filme de BD de sempre, mas é um fortíssimo candidato. E lanço o boato: para mim, o Heath está na ilha com o Elvis, a Marilyn e o Dean.

Sem comentários: