terça-feira, julho 22, 2008

Cassandra's Dream

IMDb

O Colin Farrell a fazer de totó?!!?
Mas em que mundo é que andamos a viver?!
Durante anos ando a ver este bad boy a fazer precisamente de bad boy sempre, umas vezes mais que outras, e agora é isto!?
Sr. Allen, estou algo desiludido, confesso.

Outra coisa estranha deste filme é a direcção de Allen. Não a realização em si, mas a direcção que tem tomado com os filmes. Os diálogos estão muito... teatrais, suponho. Sei que o homem anda com uma fixação por estilos de ópera ou tragédias gregas - esta última tem mesmo sido uma fixação dele, desde sempre - mas os diálogos estão menos... não é realistas, porque isso nunca foram. Os diálogos são mesmo um artifício dele, a linguagem e maneira de falar características do nosso diminuto realizador. Fica sempre a ideia que são diálogos demasiado pensados, com coisas que não saiem naturalmente à primeira.
Só que aqui, como nos últimos filmes... não sei, dá um ar de que este filme, por exemplo, foi daquelas ideias que tinha na gaveta e como apetecia-lhe fazer um filme, saiu-se com isto. Em Cassandra's Dream, a primeira hora de filme, os diálogos parecem falsos, levando a uma representação que parece pouco trabalhada. Parece que os actores e actrizes chegaram lá num dia e começaram logo a filmar, a finalizarem as cenas logo no primeiro take. Às tantas lá para meio do filme a coisa melhora e deixa de sentir-se isso. Talvez seja devido à intensidade das cenas, ao desenrolar da trama, mas fica a ideia que a segunda metade do filme está muito mais trabalhada que a primeira.

Uma coisa é certa, a partir do momento em que qualquer realizador faz filmes a metro como é com Woody, é natural que alguns não saiam tão bem. É pena porque gosto tanto do Ewan como de Colin, para além de mais um ou outro que aparecem aqui, de quem aprecio o trabalho. Este é um dos que se vê por ser um filme do Woody Allen, mas não se ganha muito com isso. Por respeito ao homem, deve manter-se uma atenção especial na carreira, não vá sair-se com um pérola que nos passa ao lado, só que para tal também é necessário levar com uma coisa destas, de vez em quando, e ter-se em conta que uns saiem bem e outros nem por isso.

Sem comentários: