quarta-feira, janeiro 03, 2007

The Prestige

IMDb | Sítio Oficial

Bom filme. O Nolan claramente é um mestre na cena das analepses e prolepses, mas ao contrário do Memento este é muito menos confuso. Outra maneira de ver a coisa é considerar que existe um x número de narrativas que «climaxam» no fim (não, o final não é assim tão «interessante»), sendo que todas têm todos os personagens em comum. Deixo ao vosso critério.

Não vou dizer muito mais coisas, não quero elevar nem baixar as expectativas, fica só aqui o registo de dois pormenores e uma embirração:

- Para quem viu o trailer... não tem nada a ver e mais não digo.
- O final (não entrem em stress, aqui não há spoilers) teve lá um pormenor que me fez um pouco de espécie. Não estraga de todo o filme, mas é o único motivo pelo qual não estou aqui a dizer mil maravilhas da última criação de Nolan.

>O papel de Scarlett Johansson. Não me levem a mal, por mim meto a mulher em qualquer papel, em qualquer filme do mundo e, verdade seja dita, a moça usa um corpete como ninguém (!) mas não percebo como é que tem o seu nome acima do título*. Existem duas outras personagens, uma com mais tempo de antena que a outra, que são muito mais importantes para a história do que Scarlett.
Volta a dizer que não é uma coisa que estraga o filme, mas irritou-me um pouco. Não pensei que o Nolan precisasse de recorrer a este tipo de tácticas.


* Para quem não sabe, name above the title está destinado aos actores e actrizes principais. E, nalguns casos, está ainda destinada a pessoas que, embora não tenham um papel muito relevante no filme, funcionam como ardil para levar mais pessoas a ver o filme.

2 comentários:

Catarina P disse...

uh! uh! uh! e o Christian Bale, como é que se porta?

DaMaSCo disse...

Acho que vais gostar especialmente de como o Bale se porta!