domingo, dezembro 03, 2006

Ladder 49

IMDb

A história é muito simples: é acerca de um bombeiro, Joaquin Phoenix, e da sua carreira como combatente de fogos. Até aqui tudo bem, o problema é como a história é contada. Num incêndio, Joaquin fica preso dentro dum edifício depois de salvar uma pessoa. O interior do prédio desaba e Joaquin cai uns andares, fica magoado e preso lá dentro. À medida que os companheiros o tentam resgatar, somos presenteados com flashbacks relatando a vida do homem desde que se tornou um bombeiro. Isto não é propriamente uma maneira nova de relatar as coisas, é certo, mas neste caso estava constantemente a esquecer-me da cena dele estar num prédio em chamas, por isso foi um bocado esquisito para mim: «Oh, que bonito, a filha dele fez anos e toda a gente foi lá a casa festejar. Uuu, aquele bolo tem bom aspecto!» pensava eu até que mudavam de cena. «Ah ya, é verdade, o homem está a morrer!» A coisa ficava confusa.

E a certa altura apercebi-me duma coisa. Enquanto o filme tenta mostrar Joaquin como um herói, eu comecei a vê-lo como a fonte de todo o mal. A ele e à esposa dele. É que toda a gente chegada a esta família lixa-se no filme. Ora vejamos: o melhor amigo, que o ajudou a engatar a mulher num supermercado, o gajo às tantas está num telhado dum prédio em chamas, cai lá para dentro e morre; o Morris Chestnut, um gajo que teve um momento engraçado com ela no início da relação, mostrando que o Joaquin era um gajo porreiro porque se associava com gente fixe (aquilo que um bom wingman faz), estão todos numa fábrica e só Morris é que se aleija quando um cano rebenta e queima-lhe a cara toda com vapor. Acho que só o Travolta, gajo também chegado ao casal dos infernos, é que não lhe aconteceu nada mas isso suponho que seja por ser o Travolta. Aposto que no guião, originalmente, era suposto ser atropelado pelo camião dos bombeiros, mas como é o menino Travolta!...

PS - Acho que já sei porque é que não curto o Joaquin. É a cena de quando alguém é apresentado ao gajo. Em meu entender é IMPOSSÍVEL na presença de um lango daqueles no lábio não: a) ficar vidrado a olhar, ignorando o que é que seja que o palerma está a dizer; b) fazer um comentário estúpido e inconveniente numa reles tentativa de quebrar o gelo para poder perguntar logo a seguir acerca do lango; c) cagar pra cena de quebrar o gelo e perguntar logo «FOOOOOO#@-SE!!! Qu'éssa merda que tens no lábio?!". Logo, não acho natural qualquer cena com o gajo. Logo, o filme perde toda a credibilidade. Está explicado.

Sem comentários: