segunda-feira, dezembro 04, 2006

Clerks II

IMDb | Sítio Oficial

Logo a seguir ao Jay & Silent Bob Strike Back o homem decidiu enterrar os dois personagens. Houve muita gente que mandou vir. Houve muita gente que aplaudiu. A mim não me fez diferença. Se não tinham mais nada para dizer, então mais vale serem silenciados. Os palermas já me fizeram rir em mais do que uma ocasião mas não é por causa deles e dos metros de alarvidades e/ou obscenidades que lhe saem das bocas - incluindo o Silent Bob! - não é por causa deles que vejo os filmes do Kevin Smith. O gajo até pode ser um idiota e fazer filmes só com bocas abaixo da cintura só para os amigos, mas por norma costuma ser honesto naquilo que faz.

Pode ser um bocado estar sempre a bater na mesma tecla, a revisitar os mesmos personagens e os mesmos sítios, mas neste Clerks voltei a ver uma coisa num filme do Kevin Smith que já não via desde o Dogma: falou de algo a partir do coração, sem pensar no que é que os amigos ou os fãs ou os críticos iriam dizer. No primeiro era acerca de angústia pós-adolescencia, misturada com frustação de falta de ambições, misturado com inépsia propositada; no segundo é mais acerca da relação com o seu gay-ass life partner... misturado com angústia pós-pós-adolescencia, misturada com frustação por não ter as mesmas ambições que o resto do mundo, misturado com inépsia propositada.

Aparentemente, este filme foi aplaudido de pé em Cannes ou Sundance ou um qualquer outro destes sítios-cheios-de-círculos-de-pessoas-pretensiosas-acerca-
-de-cinema-aos-quais-eu-secretamente-quero-pertencer na sua estreia mundial e não percebo porquê.
Por cá, pelos vistos, o filme não esteve mais do que duas semanas (talvez até menos) em exibição nos nossos cinemas e EU TAMBÉM NÃO PERCEBO PORQUÊ!
O filme é um pouco para fãs, mas o Strike Back foi MUITO MAIS e teve mais atenção e sucesso.

Vá-se lá perceber estas coisas.

Uma última nota: por muito que um gajo seja influênciado pelos malditos anos 80, com todos os seus filmes cheios de penteados e modas ridículas e Dancing in the Street, etc., qualquer ser humano respeitável NÃO VOLTA NUNCA MAIS a fazer uma coreografia na rua por NENHUM MOTIVO. Vocês sabem do que estou a falar. Quando começa uma música, as pessoas olham umas pras outras, o plano abre ao mesmo tempo que a câmara se afasta, de modo a apanhar mais gente e... começam todos a dançar!... O Kevin fez isso neste filme. Alguém devia bater-lhe.

PS - Pouco depois de ver o filme descobri que existe um novo Millennium Falcon (quem não sabe o que é, que vá descobrir) que se transforma... drumroll please... em dois Transformers!!!! E pior, um é o Han Solo e o outro é o Chewbacca... Estou... sem palavras!... Odeio a hasbro. Para o caso de pensarem que estou a exagerar: I dare you to click me!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não vi filme....
~I wonder why.....

Mas vi o brinquedo da Hasbro.
Eu amo Transformers e amo Star Wars. Mas porque será que quando vi o link vomitei na minha boca??

DaMaSCo disse...

Essa foi mais ou menos a minha reacção também.