domingo, fevereiro 19, 2023

The Frisco Kid


Quem diria que, em tempos, fizeram um western com Harrison Ford e Gene Wilder? Wilder num western é um conceito estranho só por si, mas a verdade é que não foi o único que fez. Por incrível que possa parecer. Aqui o mais... peculiar, digamos assim, é a junção dos dois. Este buddy cowboy movie não fará grande sentido, aos olhos de hoje. Especialmente tendo em conta que Ford é um velho ranzinga, chateado com tudo e todos, a começar nos miúdos que chutam a bola para o jardim dele e acabando no facto de ter feito demasiados filmes Star Wars.

Isso é agora. Naquela altura o rapaz estava disposto a ser o herói que salva a «donzela em perigo» na personagem de Wilder, neste filme. Sempre o meliante/herói, sempre contrariado a fazer o que os «bons da fita» devem fazer. Mesmo assim, é ele que leva Wilder, que aqui interpreta um rabino, dum lado ao outro dos Estados Unidos. Ou seja, não só é um buddy movie com uma dupla altamente improvável, como é um road trip buddy movie... com a dupla yadda yadda.

A verdade é que se me perguntassem pelo filme há um mês, não me lembraria dele. Apareceu-me numa qualquer lista de... Sei lá, «cenas». Eu curto listas de filmes. É assim que lembro-me destas pérolas. Doutra forma ficam no passado. Agora, posso não ter-me lembrado do filme só por si, mas o certo é que, ao ver, lembrei-me de tudo. Da história toda. Do desenrolar. Mais um bocadinho e ainda tinha presente algumas falas. Vi muito o filme em miúdo. Gostava bastante de Wilder, a estrela de então. Curioso (ou não) como Ford acabou por tornar-se ainda mais famoso, enquanto Wilder caiu numa espécie de esquecimento.

Sem comentários: