domingo, fevereiro 19, 2023

Galaxy Quest


Andava com vontade de rever este filme há algum tempo, mas a verdade é que não o encontrava em nenhum dos serviços de streaming. O que faz-me muita confusão. Não tanto este, mas há para aí tanto filme clássico que não se encontra facilmente. É absurdo. No meu entender há uma lista de filmes - que sim, ainda é considerável, mas atingível - que deveriam estar sempre disponíveis. Sempre. Porque são aqueles filmes que num dia mais parado, mais mortiço, mais enfadonho, mais «chato», queremos sempre ver. De qualquer modo, por coincidência, apercebi-me esta semana que o serviço de streaming SkyShowtime está disponível. Já há algum tempo, em boa verdade. Só soube agora. E foi por acaso, ao ler o post de alguém a reclamar com a decisão da Netflix, de não permitir mais a partilha da password.

A péssima decisão de uns é a benesse doutros. Como essa pessoa, como eu farei no futuro - quando a decisão idiota chegar onde estou - e como muitos, todos procuraremos alternativas à Netflix. Para mim tudo bem. Há bastante tempo que digo que a Netflix é o pior serviço que tenho. Em termos de conteúdo e decisões editoriais. Para mim, HBO e Disney+ são melhores. Não posso dizer o mesmo de SkyShowtime. Pelo menos não ainda. O catálogo é muito curto. As legendas estão demasiado acima, ficando à frente da imagem. E têm um sistema absurdo de interromper os créditos dum filme para meter um outro qualquer a dar, que eu não pedi para ver. Não está sequer na minha lista. E estes são os defeitos que apanhei só de ver um filme. Mesmo asism acho que o serviço tem muito potencial. Basta meterem mais conteúdos de Peacock ou Sky, mesmo fundo de catálogo, e os cinco euros por mês passam a ser peanuts.

Sobre o filme, continua a ser fixe de se ver. Muito inteligente e marcante para uma geração e momento na história do cinema. Elenco óptimo e muito humor e emoção. Só achei fraco o papel de Weaver. Ela até goza que fazia pouco na série fictícia, e depois acaba por fazer pouco no próprio filme. Apenas propagou o clichê da personagem feminina na ficção científica. Foi uma oportunidade perdida. Tirando isso, gostei muito de rever este filme.

Sem comentários: