quinta-feira, dezembro 19, 2019

Star Wars: Episode IX - The Rise of Skywalker


Antes de começar a escrever este post, este muito difícil post, pensei pesquisar se haverá por aí algures terapia para os fãs de Star Wars. Porque sinto que preciso. Porque sinto que preciso de falar sobre esta última trilogia com gente que perceba o que estou a passar. Porque quero ser consolado e poder tentar consolar todos os que sentem a minha/nossa dor.

Se bem que não sei que diria. Não tenho as ideias em ordem.

Sei que, por um lado, senti enorme alegria a ver o filme. Foi divertido. Como todos os filmes Star Wars são/devem ser para mim. Foi uma correria o tempo todo. Senti que não houve descanso. Que era uma grande aventura, ao largo duma galáxia inteira. Que era preciso fazer umas quantas coisas rapidamente, ou os «maus» ganhavam. Que era preciso improvisar e adaptar-se ao que ia acontecendo. Que era tudo mágico... embora aqui a base seja mais «ficção científica». Senti que este filme faria o meu eu miúdo muito contente.

Mas...

Senti o mesmo com o episódio VII. E, convenhamos, esse é apenas um remake do IV. Terei sido enganado pelo senhor Abrams novamente? Terei sido enganado sequer?

Falou-se muito em «fan service». Que Abrams meteu no tacho todas as coisas que os fãs gostam e cozeu... qualquer coisa. Sim, se parar para pensar, há muita coisa que não faz sentido. Mas não é assim com maior parte dos filmes? E sim, nota-se demasiado o emendar dos «erros» que o cavalheiro que veio antes cometeu. Coisas que não gostei, é certo. Coisas que ele decidiu arriscar mas que, no meu entender de fã ainda com ranho no nariz, não tinham espaço no «meu» universo. Para além de que destruiu certas narrativas lançadas no VII. Só que Abrams também tirou personagens femininos. Minorias. Coisas novas que podem não pertencer, mas que têm direito de tentar ganhar o seu espaço. Abrams, em Rise, bateu em todas as teclas do costume, com todos os actores/personagens que estamos habituados a ver desde os anos 70.

O fã em mim ficou contente, claro. O fã mais maduro não pode ficar contente com a falta de visão, com a falta de imaginação de levar um universo tão rico e tão especial para tanta gente... a lado nenhum. Porque a realidade é essa. Se não se acrescentar alguma coisa a esta grande história, como esperar mais episódios? O fã maduro teme que, aquilo que o fã miúdo sempre desejou, não se vá realizar. A Disney já cancelou projectos encaminhados. Deixou de haver planos para filmes individuais, depois do que foi Solo. Sabe-se lá como será o episódio X, se é que tal coisa existirá.

Gostei de ver Rise. Claro que gostei. Não gosto como estão a tratar um dos meus franchises preferidos. O fã miúdo não tem noção. O fã adulto está frustrado e preocupado. A realidade é essa.

Há por aí mais alguém que sinta o mesmo?

Sem comentários: