domingo, fevereiro 28, 2010

Up in the Air

IMDb | Sítio Oficial

AVISO: É impossível falar deste filme e não fazer uma de duas coisas, ou revelar demasiado (sim, spoilers), ou influenciar expectativas. Como não quero fazer nem uma nem outra, aconselho a quem não tenha visto, que não leia este post.

Comecemos com uma nota para a Vera Farmiga. (Isto também é para aqueles mais incautos que vão continuar a ler, por muito que não queiram que lhes estrague o filme.) Já vi a mulher noutras coisas. Sempre a achei muito bonita. Aqui, nem acho que seja onde está mais bonita. Tinha ouvido dizer que era «lindíssima», por pessoas que provavelmente já a viram noutros sítios e nunca deram por ela. Não acho. Não aqui. Aqui... aqui ela está boa! Que é um conceito completamente diferente. Um conceito que maior parte das mulheres não conseguem atingir. É diferente, sim. Gira e boa são dois conceitos diferentes. Ela aparece nua numa cena e posso declarar isto com todas as letras. B-O-A!! Aliás, foi a primeira vez que vi uma utilidade decente para uma gravata. Ok, sim, é verdade, não estava completamente nua. Tinha uma gravata. Posso dizer que não era à volta do pescoço.

(Pessoal, a partir daqui é que não dá mesmo jeito ler, ok?)

aHA!!!!! Eu sabia!! Isto não podia ser um touchy feel good movie! Não esperava que fosse. Não queria que fosse. E, no final, não desiludiu. Muito bom. Assustei-me, confesso. Comecei a ver o Clooney a vacilar imenso e comecei logo a imaginar-me a mandar vir. E se formos a analisar bem a coisa, ele não fez o que fez, no final, pelos motivos óbvios. Fê-lo porque começou a ver a vidinha a que estava habituado a mudar e entrou em pânico. Gosto de pensar que, em situação normal, o personagem não teria agido daquela forma.

É o melhor filme do ano passado?
(Li algures alguém a dizer que sim, quando saiu.)
Não. Não que saiba qual é. Não vi todos os filmes do ano passado. E não é porque está o tempo todo a levar-te para um caminho, só para levares uma chapada no final. E eu não estou a dizer que sabia o que ia acontecer no final, mas sabia que ia levar uma chapada. Um melhor filme do ano não pode ser assim previsível no seu desenrolar.

Tinha escrito toda uma cena sobre relações. Sobre como são os homens e as mulheres. Não vou pôr aqui. What do I know, right?

Sem comentários: