terça-feira, maio 23, 2023

Shazam! Fury of the Gods


Tardou, mas cá está ele. Não fui ver ao cinema. Parece-me que isso é óbvio. Queria ver, por todos os motivos aqui falados, mas houve pouca vontade de fazer o esforço de ver no cinema. Porque seria um esforço. Vi quando saiu agora na HBO Max.

Vamos lá pôr os pontos nos i's. Foi divertido. Que não restem dúvidas. Ver estes filmes do Shazam, não tendo quaisquer expectativas, são divertidos. E até incluo o Black Adam na conversa. São heróis parecidos com os que conhecemos, mas não necessariamente os mesmos, a fazerem tontices e a descobrirem-se. Mais, os Shazam! são uma interpretação de como seria miúdos serem super-heróis. Era, e é, o fascinante deste personagem. Shazam éramos nós, com magia no corpo por proferirmos a palavra mágica. Billy Batson tinha a nossa idade, quando líamos sobre as suas histórias. Podia ser qualquer um de nós. Tudo isso passa no filme. Tenho muito poucas dúvidas que os miúdos gostam destes filmes. E daqui a vinte anos, quando estes miúdos começaram a «mandar no mercado», far-se-á justiça a estes filmes e Levi terá o reconhecimento merecido.

Só que os adultos é que dão o dinheiro agora. E os adultos sabem que esta versão do universo DC está de saída. Dificilmente estes Shazams terão qualquer influência nos próximos «episódios». Até pelo tremendo insucesso do Black Adam. Então porque haveríamos de estar interessados? Porque haveríamos de investir o nosso tempo e dinheiro?

Teve azar. Tiveram azar as pessoas que trabalharam nestes projectos. O timing foi infeliz e estava tudo condenado ao esquecimento. Pelo menos para já. Talvez daqui a 20 anos Levi volte para interpretar o papel. Ou então talvez Gunn aproveite o rapaz em filmes futuros, de alguma forma. Seria merecido. Levi foi um óptimo casting e merece melhor. Fico a torcer por ele.

Sem comentários: