terça-feira, janeiro 03, 2023

Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi


Temia rever este filme. Temia pender. Tanto para um lado, como para outro. Quando vi pela primeira vez, não gostei. E sim, a verdade é que foi o sentimento fan boy de achar que alguém está a brincar (mal) com os meus brinquedos. Rian Johnson fez algo diferente, e essa diferença custou-me. Ele tinha uma visão que não é a minha. Por norma respeito. Quem está no lugar do condutor é que deve decidir o caminho. Com Star Wars custa-me aceitar isso. Assumo que será um defeito meu e de muitos fãs. Ao rever Last Jedi não pendi para nenhum lado. Poderá não ter custado tanto de rever como previa, mas a verdade é que continuo a achar o pior episódio de todos. Porque sinto-o falso. Sinto que não pertence aqui. Era e continua a ser legítimo querer fazer algo diferente longe da «saga Skywalker», chamemos-lhe assim. O Gilroy fez isso com Rogue One e está a fazê-lo com Andor. Mandalorian idem. Um episódio dentro da nonalogia não é o espaço para essa quebra. Queremos ver esta história, destes personagens, até ao fim. Noutros «cantos» da galáxia queremos ver outras coisas. Não me parece ser um pedido tão estapafúrdio.

Posto isto, e analizando um pouco esta última trilogia - embora falte ver o último episódio -, estes filmes foram um bocado o cuspir na Resistência que batalhou para ganhar em Yavin. Da mesma forma que o Luke atirar o sabre por cima do ombro, em desdém, foi o Johnson a cuspir na cara de quem veio antes, como que dizendo «tou-me a c@g@r para onde queriam levar a história, eu vou pelo meu caminho». Isto porque tivemos na trilogia original a Resistência a batalhar para derrubar o Império, culminando na festa que foi o Return of the Jedi. Tudo para em Force Awakens vermos que está tudo na mesma, que foi tudo em vão. E Last Jedi quase que mete os últimos pregos nesse caixão.

Entendo que seja difícil criar um novo conflito depois do final quase perfeito que foi a batalha em Endor, mas mostrar que foi para nada... Custa ver isso. Tira protagonismo e mérito ao que foi feito na trilogia original. Acima de tudo é que sinto ao ver estas sequelas, por mais que sejam entretidas de ver (e são), assim como muito, mas muito bonitas (sem dúvida).

Falta um e depois caminhamos para outras zonas.

Sem comentários: