domingo, agosto 29, 2010

Prince of Persia: The Sands of Time

IMDb | Sítio Oficial

Típico filme de acção/aventura/fantasia. Perfeito para um domingo à tarde onde não esteja este tempo de sol maravilhoso. Para mim é um pouco irrelevante como faz lá fora. Apenas tenho tempo para os meus amigos bidimensionais. Dizia eu que esta adaptação não traz nada mais do que o entretenimento que filmes como a Múmia trouxeram. São giros de se ver. Impressionam. Têm uma data de efeitos especiais bonitos. E uma trama suficientemente interessante embora algo descabida, se pararmos para pensar. Prefiro antes abordar os dois actores principais.

Sou só eu a achar o Gyllenhaal muito, mas muito errado para este tipo de papéis de acção? O Donnie Darko aos pulos com espadas!.... Esta nem é a parte pior. O seu personagem é orfão, quase que lhe cortam as mãos por roubar, matam-lhe a família adoptiva quase toda, perde a moça, matam-lhe os amigos e só não desenterram os restos da mãe e violam-na, por acaso. E o palerma passa o tempo todo com aquele sorrisinho manhoso na cara, como se tudo fosse um jogo. Pior é quando tenta mostrar surpresa, choque ou confusão. Aí reverte sempre para a personagem de broadeco que nunca sabe o que se passa e ainda choraminga um pouco, porque acontece-lhe tudo a ele. Falta-lhe carisma para este tipo de papel. É só o que estou a dizer.
A Gemma Arterton... acho que é a primeiro grande papel que lhe vejo. Ok, não, não é. É o primeiro em que reparo com mais atenção. Para além deste defeito, da sua personalidade ser tão fraca que não marca presença, há toda a questão da sua beleza. Não é meu tipo, admito, mas concedo que seja uma mulher bonita. Porque é que vem à baila? Porque ainda há pouco tempo fui acusado de só achar piada a miúdas que acabam por não ter interesse nenhum. Comecei a pensar, na altura, se teria assim gostos tão peculiares. Não tenho dúvidas que quem me injuriou achará bastante piada a esta mulher. Agora pergunto eu: será possível aturar uma mulher com uma voz tão irritante, por muito gira que seja? É que a Gemma é muito irritante. Muito, mesmo.

Apenas duas últimas notas. A primeira para o quão irritante o personagem de Alfred Molina é. Aliás, não é só irritante, é mesmo um péssimo personagem, sem piada nenhuma. Mau, mesmo. A segunda para o regresso (pelo menos para mim) de Jeff. Jeff não é o nome do actor, mas sim da personagem que interpretou numa das minhas séries britânicas preferidas. Nem quis acreditar quando vi o gajo neste filme. Grande Jeff. Bons olhos o vejam.

PS - Este é o filme 202, este ano. Ultrapasso assim o número de filmes que vi o ano passado, tendo ainda quatro meses neste ano. O objectivo é ultrapassar os 271 vistos em 2007. Meu dEUS, como é bom não ter vida.

Sem comentários: