domingo, março 23, 2008

Atonement

IMDb | Sítio Oficial

1.º da Maratona dos Cinco

Por nenhuma ordem especial, começamos por este.

Muito deprimente, diga-se de passagem.
Não foi tão secante como esperava. Algumas pessoas avisaram-me que poderia ter pouca tolerância para o ver, desconhecendo a minha capacidade para ver tudo e mais alguma coisa. Acabou por não custar assim tanto.

Tem alguns bons momentos e confesso que a certa altura fiquei a odiar a irmã mais nova, desejando que McAvoy lhe enfiasse um belo sopapo.
Tenho um pequeno problema com a narrativa.
A história não traz grandes novidades: Homem e mulher são afastados, numa primeira instância, pelas circunstâncias provocadas pela miúda ser uma completa idiota, e depois pela guerra. A história de um amor que nunca chegou a acontecer, misturado com um dos eventos mais significativos de sempre.
A maneira como se conta a história é o que torna este filme especial. Mesmo as representações não são nada de extraordinário. Há muitos mais momentos de pausa, de reflecção, de consequência, momentos artístico, bonitos.
O desenrolar da história está agradável de seguir.
O meu problema com a narrativa passa pelo facto de que, maior parte do tempo, é difícil discernir qual o objectivo do filme.

Ok, conhecem-se e gostam um do outro e querem comer-se. Comem-se! Ok, e agora?
Ok, a miúda é uma idiota e os gajos vão separar-se. E agora, acabou?
Ok, ele vai para a guerra e está perdido em França. É esse o objectivo? É suposto caminhar até ela?

Talvez se tivesse visto o trailer ou soubesse mais do filme, não teria ficado com essa impressão. Só que como não gosto de fazer isso!...

6 comentários:

Pedro disse...

conversa no Tivoli Forum no outro dia:

"Vi o Atonement este fds e gostei muito... o filme é muito bom" - dizia eu.

"Não é nada" - Dizias tu.

"Mas já viste o filme?" - perguntei eu.

"O filme é mau. Ponto final" - disseste tu.

"Olha que não. O filme é muito bom e tem um final excelente" - retorqui eu.

"Nem penses, o filme é um nojo" - disseste tu...

Afinal o filme não foi assim tão mau, ou foi?

DaMaSCo disse...

Partindo do pressuposto que esta conversa efectivamente aconteceu e que eu não estava sob o efeito de fortes narcóticos...

Os meus parabéns!!!!
Eu estava completamente errado.
O filme afinal não é mau, é só reles.

Cavalheiro, daqui a 3 meses já não te lembras deste filme.
Aliás, vou ficar surpreendido se não tiveres que voltar a ver estes comentários só para te lembrares do teu próprio nome, mas isso já é outra conversa.

E não, não vou aceitar críticas de um homem que chorou a ver o rei leão...

Pedro disse...

"E não, não vou aceitar críticas de um homem que chorou a ver o rei leão..."

eu não chorei a ver o rei leão... gostei bastante do filme. daí a ter chorado vai uma grande distância... Sacana!

DaMaSCo disse...

Estava escuro no cinema mas eu sei o que vi!

Eu vi lágrimas!!!!

Meto a mão na Bíblia, se for preciso.

Pedro disse...

que fique aqui registado que o sr. Diogo está a tentar tirar o crédito à testemunha...

dito

DaMaSCo disse...

Quem é o Sr. Diogo?!