quinta-feira, outubro 18, 2007

Nine Lives

IMDb | Sítio Oficial

Nove vidas. Nove mulheres. Nove instâncias.

É um projecto daqueles que aprecio.
Há algo no plano corrido extremamente longo que me fascina.
Suponho que seja o pânico de alguma coisa correr mal.
Vejo-me lá atrás. Um mero figurante. O meu único objectivo é preencher o espaço. De repente vem um espirro e uma cena que já durava à largos minutos é completamente arruinada. Todos os olhos voltam-se para mim. Olhares de fúria. Olhares de frustação. O arrependimento da escolha.

Claro que se compararmos isto a teatro, isto não é nada, mas pressão seria sempre imensa.
Não seria capaz, confesso.

Suponho que faça sentido explicar um pouco a história do filme.
Nine Lives apresenta 9 momentos na vida de 9 mulheres. Não são necessariamente histórias com princípio, meio e fim. Maior parte delas nem «acabam», sendo frustante não saber o final. Algumas mulheres são principais num momento e secundárias noutro. Há personagens que têm ligação mas também podiam não ter.
A piada da coisa aqui é que todas as 9 cenas são filmadas com um só take (9 takes, entenda-se). Não há cortes e a câmara segue os actores. Aquilo que ao início chamei de «plano corrido extremamente longo».
Não imagino que seja o nome técnico. Também não me faz confusão que o não seja.
Acho-lhe piada, só isso.

Sem comentários: