sexta-feira, março 08, 2019

Captain Marvel


Façamos uma pausa nos filmes de Óscares, porque há coisas que precisam ser vistas rapidamente, spoiler free (dentro do possível). Convenhamos que, em boa verdade, estará nos Óscares 2020. Não ao nível do Black Panther, entenda-se. O filme não é assim tão bom. Mesmo que fosse, os EUA claramente têm mais anticorpos com mulheres do que com afro-americanos. Independentemente das politiquices, o certo é que estará em melhores efeitos ou algo assim.

A minha grande salvaguarda, para este tipo de filmes que vejo logo que saem, é que não posso escrever assim tanto como escrevo para outros. Poupa-me trabalho. Isto porque não quero spoilar os meus... quatro (estarei a exagerar?!) leitores. Os quais, sejamos honestos, talvez nem sejam pessoas para ver o Captain Marvel.

Acontece que não tenho como não spoilar, desta feita. Tudo o que quero falar acaba por revelar um pouco do filme. Não o estraga, de todo. Porque, de resto, o que posso dizer é que Captain Marvel é um óptimo «filme pipoca». Super divertido, com uma mui honrosa realização à lá filmes de acção/ficção científica dos anos 90, como se esperava. Não acho que vá desiludir ninguém, a não ser que estejam à espera dum mega filme. Não está ao nível dos melhores da Marvel, mas está bastante bom.

A partir de agora, só lê quem não se incomoda com spoilers.

Começo pelo início (parte fácil), que é muito simpático. Toda a introdução é dedicada ao Stan Lee, como não podia deixar de ser. Estamos todos aqui muito por tua causa, Stan!

Depois, os meus pet peeves do costume, mais alguns novos:
- Exageram taaaanto com o humor. Não é preciso haver uma piada entre cada duas ou mesmo três cenas, pessoal. A sério. Nem todos o filmes têm o Chris Pratt. Nem todos devem ser realizados como o Taika, por muito que tenham tido grande sucesso dessas vezes. Aliás, vamos não fazer como o Taika e ridicularizar personagens que não tendem a ser ridículos, vale? Só ele pode fazer isso. Já eu sou a pessoa errada para falar de restringir humor. Eu faço piadas nos piores momentos. Aliás, porque tenho de ser eu a falar disto? Não há fatos na administração para este papel?
- Química entre Larson e Jackson não foi incrível. O que é chato, tendo em conta que passam maior parte do tempo juntos.
- Havia uma parte de mim que andava irritado com Larson. Quando foi o casting fiquei contente. Adoro a moça. Não é de agora. Acho-a genial e o tempo tem provado que estava certo. Só que agora vi-a a não ser a miúda divertida que conheci e acompanhei. Fiquei irritado com isto ao início. Mas depois pus-me a pensar do que conheço da personagem e da sua evolução na BD. Danvers começou por ser mais uma, num grupo restrito de heróis. Depois passou a líder. E com isso vieram responsabilidades e decisões que pesam. E a Capitã ficou mais soturna, naturalmente. É esse personagem que Larson tentou já encarnar. E não tenho como não respeitar isso.
- O gato... Nah, não vou falar do gato. Foi bom e não foi bom, tudo ao mesmo tempo. Mas é um personagem da BD, que respeitosamente foram buscar.

Mais uma vez caio na esparrela do meu cérebro, de jogar pelo seguro e só falar no menos bom. Isto aqui em cima são questões de somenos. A parte que acho mesmo fraca é a transição. Quando Danvers descobre a sua origem. Tem ali uns pormenores muito débeis. Epá, e não gostei da história de origem do olho do Fury. Mas o pior, o pior mesmo, é em Portugal termos de levar com o sub-título CapitãO Marvel.

Captain Marvel está óptimo. Fez o que tinha a fazer. Não adiantou muito da história que queremos verdadeiramente ver (falo do Thanos e respectiva bijutaria), mas também não esperava que o fizesse. É um acrescento duma óptima personagem a este mundo Marvel.

Sejam muito bem vindos, Capitã e demais equipa.

Sem comentários: