IMDb | Sítio Oficial El Crimen del Padre Amaro
>>Adaptação<< Crime -X- Crimen
É incrível a maneira como dois filmes baseados na mesma obra conseguem ser tão distintos. A temática da corrupção da igreja está, obviamente, nos dois filmes e o facto do Amaro ser um idiota também, mas enquanto no tuga o Amaro, por exemplo, é um padrezeco que acaba por ganhar alguma notariedade pelo trabalho que faz na sua pequena comunidade, na versão mexicana é mais conhecido porque é um protegido do bispo. Se tivermos em conta a Amélia, então aí não tem nada a ver.
>>Padre Amaro<< Crime X-- Crimen
Difícil análise entre os dois. O Gael é, invariavelmente, melhor actor, mas também tem a vantagem de não falar na minha língua materna, língua essa que por muito que me esforce, continua sempre a soar-me mal em filmes. No entanto, o personagem da versão portuguesa é mais interessante. Mais que não seja porque apresenta indícios da sua verdadeira natureza logo à partida. Não gostei da maneira como fizeram no Crimen, onde no final vemos que o gajo é um idiota e pronto. Aquele tipo de ruindade não é uma coisa que se consiga disfarçar assim tão bem, mesmo sendo padre. Gosto muito do Gael e o rapazito português não fez nada de extraordinário mas no geral tenho que pender mais para o lado do tuga.
>>Amélia<< Crime X-- Crimen
Aqui não há grande dúvida. Não tenho nada contra a Ana Claudia Talancón mas a Soraia Chaves arrebenta com tudo. São papéis do mais discrepantes possíveis: uma é sonsinha mas perversa, com uma ilusão ridícula da sua relação com o padre; a Soraia é um descontrolo, a mulher é flagrantemente devassa e é de louvar. Aqui a grande cena e que eles apontam várias vezes, pelo menos na versão portuguesa, é que o Padre já teve milhentas oportunidades para fugir ao juramento de celibato que tinha com a igreja mas tinha sempre resistido à tentação. Se era para quebrar com as regras então era para ser à GRANDE! E aí nada melhor que o nosso fabuloso produto nacional. Do lado americano, temos só que ter em conta que a miúda é a única coisa que se aproveitava na aldeia. Ter sido ela foi meramente uma questão logísitica. Era porque estava ali. Sem demérito, atenção. A moçoila até apresentou bons argumentos e não se escapa a saber representar, só que contra a Soraia não havia a mais pequena chance.
>>Padres Corruptos<< Crime X-- Crimen
Confesso que tenho uma certa pancada pelo Nico. Então a vê-lo a fazer de mau da fita... acho o gajo bom, que se há-de fazer. A juntar a isto ainda metemos o Lagarto, por quem tenho até bastante consideração. Metam corrupção, porrada, álcool e mais uns devaneios à mistura no meio dos padres e estou encantado. No Crimen, tínhamos o padre principal, que era abusivamente corrupto mas supostamente com boas intenções, dois ou três irrelevantes e um outro que não se percebe muito bem o que andava ali a fazer. Era rebelde mas bondoso, ajudava a sua comunidade e era respeitado lá, por isso, mas era demasiado proactivo. Suponho que também seja algo injusto, o que é certo é que os padres mexicanos não tiveram direito a uma cena a andar pelo cemitério em câmara lenta à la Reservoir Dogs. Isso aí deixou-me logo convencido.
>>Meliantes<< Crime --X Crimen
Tentam sempre fazer estes gansterzecos/rappers de bairro degradado e falham sempre miseravelmente. Tentam sempre dar aquele ar de maus e fico sempre com a impressão que um grupo de colegiais davam-lhes um tareão de meia noite sem grande esforço.
Na versão mexicana não havia «Kimbés». Hats off to them.
>>Boxe Tailandês<< Crime X-- Crimen
Soraia Chaves toda nua, VÁRIAS VEZES, algumas em plena igreja. Novamente, sem demérito nem desrespeito pela Ana Claudia, mas é uma competição que nem existe. É como comparar o Coruchense com o Benfica. São ligas completamente distintas.
>>Banda Sonora<< Crime X-- Crimen
De um lado temos Da Weasel, Manuela Azevedo, The Gift e afins; do outro lado temos uma velha bexigosa a cantar uma música religiosa na igreja. Volta a não haver grande dúvida.
And the weiner is... nenhum, mesmo. O meu conselho é lerem o livro que deverá ser minimamente interessante, ou não fariam dois filmes baseados nele. Já os filmes, tirando para verem a Soraia, não valem muito o esforço.
É incrível a maneira como dois filmes baseados na mesma obra conseguem ser tão distintos. A temática da corrupção da igreja está, obviamente, nos dois filmes e o facto do Amaro ser um idiota também, mas enquanto no tuga o Amaro, por exemplo, é um padrezeco que acaba por ganhar alguma notariedade pelo trabalho que faz na sua pequena comunidade, na versão mexicana é mais conhecido porque é um protegido do bispo. Se tivermos em conta a Amélia, então aí não tem nada a ver.
>>Padre Amaro<< Crime X-- Crimen
Difícil análise entre os dois. O Gael é, invariavelmente, melhor actor, mas também tem a vantagem de não falar na minha língua materna, língua essa que por muito que me esforce, continua sempre a soar-me mal em filmes. No entanto, o personagem da versão portuguesa é mais interessante. Mais que não seja porque apresenta indícios da sua verdadeira natureza logo à partida. Não gostei da maneira como fizeram no Crimen, onde no final vemos que o gajo é um idiota e pronto. Aquele tipo de ruindade não é uma coisa que se consiga disfarçar assim tão bem, mesmo sendo padre. Gosto muito do Gael e o rapazito português não fez nada de extraordinário mas no geral tenho que pender mais para o lado do tuga.
>>Amélia<< Crime X-- Crimen
Aqui não há grande dúvida. Não tenho nada contra a Ana Claudia Talancón mas a Soraia Chaves arrebenta com tudo. São papéis do mais discrepantes possíveis: uma é sonsinha mas perversa, com uma ilusão ridícula da sua relação com o padre; a Soraia é um descontrolo, a mulher é flagrantemente devassa e é de louvar. Aqui a grande cena e que eles apontam várias vezes, pelo menos na versão portuguesa, é que o Padre já teve milhentas oportunidades para fugir ao juramento de celibato que tinha com a igreja mas tinha sempre resistido à tentação. Se era para quebrar com as regras então era para ser à GRANDE! E aí nada melhor que o nosso fabuloso produto nacional. Do lado americano, temos só que ter em conta que a miúda é a única coisa que se aproveitava na aldeia. Ter sido ela foi meramente uma questão logísitica. Era porque estava ali. Sem demérito, atenção. A moçoila até apresentou bons argumentos e não se escapa a saber representar, só que contra a Soraia não havia a mais pequena chance.
>>Padres Corruptos<< Crime X-- Crimen
Confesso que tenho uma certa pancada pelo Nico. Então a vê-lo a fazer de mau da fita... acho o gajo bom, que se há-de fazer. A juntar a isto ainda metemos o Lagarto, por quem tenho até bastante consideração. Metam corrupção, porrada, álcool e mais uns devaneios à mistura no meio dos padres e estou encantado. No Crimen, tínhamos o padre principal, que era abusivamente corrupto mas supostamente com boas intenções, dois ou três irrelevantes e um outro que não se percebe muito bem o que andava ali a fazer. Era rebelde mas bondoso, ajudava a sua comunidade e era respeitado lá, por isso, mas era demasiado proactivo. Suponho que também seja algo injusto, o que é certo é que os padres mexicanos não tiveram direito a uma cena a andar pelo cemitério em câmara lenta à la Reservoir Dogs. Isso aí deixou-me logo convencido.
>>Meliantes<< Crime --X Crimen
Tentam sempre fazer estes gansterzecos/rappers de bairro degradado e falham sempre miseravelmente. Tentam sempre dar aquele ar de maus e fico sempre com a impressão que um grupo de colegiais davam-lhes um tareão de meia noite sem grande esforço.
Na versão mexicana não havia «Kimbés». Hats off to them.
>>Boxe Tailandês<< Crime X-- Crimen
Soraia Chaves toda nua, VÁRIAS VEZES, algumas em plena igreja. Novamente, sem demérito nem desrespeito pela Ana Claudia, mas é uma competição que nem existe. É como comparar o Coruchense com o Benfica. São ligas completamente distintas.
>>Banda Sonora<< Crime X-- Crimen
De um lado temos Da Weasel, Manuela Azevedo, The Gift e afins; do outro lado temos uma velha bexigosa a cantar uma música religiosa na igreja. Volta a não haver grande dúvida.
And the weiner is... nenhum, mesmo. O meu conselho é lerem o livro que deverá ser minimamente interessante, ou não fariam dois filmes baseados nele. Já os filmes, tirando para verem a Soraia, não valem muito o esforço.
2 comentários:
mais uma vez o que me admira neste post é....
puseste o link para a página do coruchense!! acho isso de valor..
O dIABO está nos detalhes, meu caro.
Por outro lado, quando é que a expressão "de valor" tornou-se assim universal?!
Serei o único a achar a expressão especialmente irritante?
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