terça-feira, julho 24, 2007

Harry Potter and the Order of the Phoenix

IMDb | Sítio Oficial

Confesso que estou algo desiludido comigo próprio. De entre Transformers, Die Hard 4 ou o Shrek 3 - filmes que estão em cartaz e que ainda não vi - tive que ir ver o Harry Palhaço 5. E mais irritante que isso, até achei piada ao filme.

Torna-se algo confusa esta conversa dos filmes estarem a ser feitos com bastante atraso em relação aos livros, e com bastante tempo entre eles. Já li os livros todos há algum tempo e não tenho paciência para voltar a ler qualquer um deles antes de ver a respectiva versão cinematográfica. Nem acho a história nada de especial. Acho que tem pormenores giros e confesso que agora até estou bastante curioso para ver como vai acabar, mas não passa disso.
O grande problema aqui é que na minha cabeça começa a fazer-se alguma confusão do que é que já aconteceu, o que ainda vi acontecer e o que não aconteceu numa versão mas foi extremamemente importante na outra versão! Talvez seja inépcia minha, só que tentar descortinar toda a questão cronológica factual, enquanto tento apreciar a idiotice do Daniel Radcliffe e co., torna-se algo cansativo. Para além de que estraga o visionamento em si.

Os dois primeiros são uma trampa. Secantes como tudo. O terceiro escapa pois é baseado naquele que, até agora e na minha modesta opinião, é o melhorzito de todos os livros. O quarto começa a entrar na onda deste quinto, que é a história começar a ser mais empolgante pois tem muito mais acção e MUITO menos conversas idiotas. Há muitos efeitos e muita fantasia boa de se ver. Os filmes ganham bastante pois estão a ser feitos numa altura em que já é possível ver quase tudo numa tela de cinema. Houve quem não gostasse mas achei muita piada a uma batalha que ocorre no filme. Não está fiel ao livro, de todo, mas não deixei de achar piada.

Aquilo que estraga um bocado esta situação de fantasia é que os «putos» estão cada vez mais velhos e cada vez piores a nível de representação. Se não se despacham a fazer os dois últimos, arrisca-se a serem uma mistura de representação à «Oliveira», com adolescentes com rugas e cabelos brancos à la 90210, com efeitos e cenas de acção dignas dum filme do Bruckheimer!

Sem comentários: