terça-feira, junho 12, 2007

Swingers

IMDb

Às vezes é dificil lembrar-me porque é que continuo a ver filmes. Especialmente nos tempos que correm. A coisa é feita tão a metro que às tantas já nem me lembro bem do que vi e quando. E de repente aparecem coisas que surpreendem.
Não é nada de extraordinário, longe disso. É um primeiro projecto de putos que viram-se com uma hipótese e fizeram aquela primeira coisa que lhes veio à cabeça. Aquela primeira ideia que englobava todas as características que toda a gente achava muita piada no seu grupo de amigos. Aqueles momentos que fazem rir a rapaziada e no final alguém tem a infeliz ideia de dizer «Isto dava uma boa cena num filme!» Milhões de pessoas já tiveram estes momentos. Mais ainda acham que têm um grupo de amigos divertidíssimo e a quem toda a gente acha um piadão. Estes palermas - Favreau, Vaughn, Livingston e companhia - limitaram-se a ter demasiada sorte.

Não foi nada disto que surpreendeu. Aqui o que teve piada foi o início e o fim.

Uma excelente premissa, bem metida: rapaz atormentado com a memória da ex-namorada, tarda em voltar ao jogo.
Um bom final com bons pormenores: não vou entrar nisso agora, né?!
Pelo meio, uma data de palermices enfiadas a martelo. Todos esses ditos momentos que na altura parecem brilhantes mas que é preciso conhecer o pessoal ou o ambiente em questão para poder apreciar. Toda uma data de referências a um universo ao qual só pertencendo é possível apreciar as nuances.
Só que lá está, bom princípio e bonito final.

A acrescentar a isto, o prazer que tenho em ver filmes que lançaram certas pessoas, muito depois destas já serem famosas. Tinha ideia que já tinha visto este, pelo menos é isso que vendi em algum ponto da minha vida, vá-se lá saber porquê. Tenho ideia que pelo menos algumas cenas acredito ter visto antes, algures. No seu todo, definitivamente só agora.
Estranho foi o Vaughn excessivamente repetitivo. Estamos a falar da verborreia humana e o gajo repete «baby» e «money» SETE MIL VEZES neste filme!!!!!!!

You're money, baby!!
This was money.
You're my baby, and you know that's money.

Incomoda-me reconhecer-me nestas idiotices.

Sem comentários: