sexta-feira, abril 15, 2022

Watchmen


Quando vi Watchmen pela primeira vez, consta que foi numa conjugação perfeita de factores. Foi há tempo. Não assim tanto, mas parece. Há muitas diferenças de lá para cá, começando na posição geográfica e passando muito pelo facto de que não sei se hoje em dia conseguiria ter um dia de conjugação perfeita de factores. Tenho dias fixes, claro. Mas... Suponho que a diferença maior, e que, infelizmente, estragou a minha visão do filme, de então para cá, é que hoje em dia «conheço» melhor o realizador. E não gosto dele.

Todos os seus trejeitos, dos quais usa e abusa nos seus filmes, hoje em dia irritam-me. Vê-los pela enésima vez cansa. Mesmo que num filme antigo. Saber das suas visões sobre pessoas e o mundo, na forma como isso influencia o seu trabalho, deixa-me algo agoniado. E creio ainda que esta versão disponível na HBO Max é maior do que a do cinema. Posso ser eu, que estarei menos tolerante (entenda-se, velho), mas o último terço foi visto em sofrimento. O filme é longo demais.

Gostei muito de Watchmen quando saiu. Não desgostei de ver agora. Não foi bem a mesma coisa.

Sem comentários: