domingo, fevereiro 20, 2022

The 355


Juro que não percebo como é que alguém continua a dar trabalho a este gajo. Pior, há actores que trabalham com ele e, mesmo depois desse projecto implodir, querem trabalhar com ele novamente. Sim, estou a olhar para ti, Chastain!

Sinal básico que ele simplesmente não pensa nas coisas é o título do filme, por exemplo. Basta isso. 355 acaba por ser apenas uma referência no final. Alguém diz «lembras-te da história da agente 355?» e é isso. Nem é muito elaborada. Eu só sei mais por causa doutra obra de ficção, que tem uma personagem chamada 355. É assim que o filme tem este nome. Porque alguém o refere num segundo da cena final. Tem algum impacto no enredo? Nada. É importante na cena? Zero. Ela até podia referir a história do Armageddon. Ia dar ao mesmo. Implica que alguma das moças vai passar a ser a nova agente 355? Não é referido. Alguém tem alguma coisa a ver com a história da 355? Dois personagem ouviram falar na academia da CIA.

Pois.

Quando digo que «ele» faz isto ou aquilo, refiro-me também à demais equipa, entenda-se. Isto é como o futebol. Muitas vezes culpamos um treinador pela derrota, mas estão onze outros tipos em campo. Filmes não são feitos apenas por uma pessoa, como gostam de dizer nas mensagens anti-pirataria, hoje em dia. Mas há uma figura representativa. O gajo que manda e decide. Invariavelmente os louros, ou as críticas, vão para quem está à frente do projecto.

Na verdade - e voltando ao início deste post -, a culpa reside verdadeiramente no estúdio que contrata este palerma para fazer o que seja. Não é preciso ser vidente para perceber que dificilmente realizará um sucesso. E se fico chateado não é por haver um tipo mau, que faz filmes fracos. O que não faltam por aí são realizadores maus e eu até consigo gostar de filmes fracos. Muitas vezes são divertidos, mesmo que não tentem ser. O que me chateia é potencial desperdiçado. É ter um bom plantel, uma boa estrutura ou um bom treinador, e não conseguir ganhar nada. Sim, estou a olhar para ti, Benfica 2019-22. A ideia duma organização feminina que arreia porrada parece-me muito interessante. E o elenco deste filme é bastante bom. Este filme, o que o tipo fez, é uma trampa. E assim vai mais uma boa ideia chegar ao final da temporada e não ganhar títulos.

Ups. Já estou a confundir demasiado os assuntos. Melhor ficar por aqui.

Sem comentários: