sábado, dezembro 18, 2021

Spider-Man: No Way Home


Cá está ele! Não foi nas condições ideais, mas lá consegui ir ver a coisa. Quer dizer, não foi em más condições. Não tive de rastejar por um esgoto, para entrar num cinema sem pagar, só para ver o filme de esguelha, sentado nas escadas, a fugir de funcionários. Vi numa sala que não era espectacular, demasiado próximo da luz de projecção, som fatela e com uns miúdos que guincharam em vários momentos. Mais no gozo, pareceu-me. Mesmo assim. Mas foi OK. Eu queria ver o filme para não ser mais spoilado, principalmente. Se bem que...

Há todo uma campanha para não spoilar, por aí. Apanhei o cartaz na net em vários sítios, e os próprios actores filmarem uma coisita curta, que passou antes do filme, a apelar ao «não-spoiler». Só que... Há alguma coisa para spoilar? Fui ver o filme sabendo perfeitamente ao que ia. Houve surpresas? Claro que sim. Como qualquer outro filme. Houve surpresas como as que foram sendo spoiladas ao longo dos meses? Não. Mas acedo que quem não anda tão atento como eu, possa não saber. E sim, para essas pessoas há surpresas fixes... que não vão durar para sempre... porque vai sempre haver alguém a spoilar.

De que posso falar, então? OK. Acho que há dois pontos que não serão conflituosos.

Primeiro, os cabelos. Seja quem for que tenha trabalhado esta parte, não me leve a mal, mas o hair department deste filme já terá feito melhor. O do Strange é claramente falso. Acedo que não seja fácil. De todo. O personagem tem um cabelo muito particular na BD. Talvez seja então de alguém dar-lhe um twist mais realista, mesmo que fuja da BD. Não tem mal. O Cumberbatch foi um casting genial. Ele é perfeito no papel. Não precisa do cabelo. Sobre o do Parker, não é que esteja mal ou pareça falso, mas variou demasiado consoante as cenas. Ora estava desgrenhado, ora arranjadinho. Mesmo depois de usar a máscara. E para alguém como eu, que tem problemas sérios de bed hair, foi particularmente insultuoso. Não, o cabelo não sai perfeito depois de usar uma máscara e andar à porrada / a suar por todo o lado. Não que saiba por experiência. É uma dedução lógica. Ah, o Ned claramente tinha um capachinho e não vou falar do da Zendaya. Não que estivesse mal. Ela está sempre bem. É precisamente por isso que nem vale a pena falar.

Segundo, no meio de tanta gente, a MJ foi a mais engraçada. O que surpreendeu... por... motivos... que não poderei mencionar nesta fase.

O filme é divertido. Acção, humor, tudo. O principal a referir é isso. E é de ver quando possível, independentemente de todo o ruído que por aí anda.

Sem comentários: