terça-feira, março 24, 2009

Marley & Me

IMDb | Sítio Oficial

Estou a desviar-me um pouco do meu caminho, é verdade.
Tento meter-me um pouco do outro lado da questão, agora. Como será ser confrontado com um post para este filme? Uma pessoa abre o browser. Consulta as suas páginas do costume. Escreve o link, numa de hábito, não esperando encontrar nada - tendo em conta a minha frequência nos últimos meses - e depara-se com este título. Este filme. Não será fácil. Alguns ficarão revoltados. Outros surpreendidos. Alguns indiferentes. Serão estas as diferentes reacções dos meus três (estarei a ser ambicioso, mais uma vez?) leitores.
Coitados.

Fui levado. Fui convidado. Se te dizem para ir, sendo que já não vês algumas pessoas há algum tempo, vais. Não reclamas nem dizes nada. Vais. Claro que é um pouco ridículo esta questão do cinema. Já não é de agora que o acho. Vais ao cinema com pessoal numa de socializar e, em boa verdade, ir ao cinema é tudo menos social! Estás no escuro durante cerca de duas horas. Trocas umas bocas, talvez até incomodando os vizinhos, mas não conversas. Tens os minutos antes, meio a correr, a ir para a sala. Tens um pouquinho depois, enquando cada um vai para o seu carro. Eu ainda tenho a viagem para casa, que tenho sempre que cravar a alguém. Mas estás mesmo com as pessoas?
É curioso.

Voltando ao filme.
Achei piada. Claro que achei piada. Gosto de coisas simples. Gosto de piadas fáceis. Gosto de histórias básicas e lamechas. E nunca ninguém ouviu-me dizer mal deste, ou de qualquer irmão Wilson. Ok, talvez do terceiro, do qual ninguém sabe o nome mas que às vezes aparece lá atrás. Acima de tudo gosto de filmes de cães. Este é especialmente bom porque, para todos os efeitos, é o cão que devia ter o nome acima do título. O cartaz devia ser:

CÃO
staring in
Marley & Me
with Owen Wilson and Jennifer Aniston

Não há muito mais para dizer, tirando o facto de que até supreende, de certa forma. Se vires o trailer vês aí TODAS as cenas engraçadas. (Ainda fico surpreendido por haver pessoas que se desmancham a rir com cenas do trailer. Sei que não é obrigatório ver o dito antes de ver o filme mas... mesmo assim!) O que não vês no trailer são as cenas mais fortes, mais pesadas. Cenas que são previsíveis mas que mesmo assim têm algum efeito. Surpreendeu-me haver algum peso, algum sumo, alguns detalhes que te fazem inclinar a cabeça com um ar intrigado.
E não, não estou a falar do facto da Aniston passar o filme «com frio»! É que mesmo no calor infernal de Miami a mulher estava, em qualquer altura, pronta a vazar um olho a alguém. No caso, ao Wilson. Ou ao cão. Que até merecia que lhe vazassem um olho. Acho que fizeram de propósito. Havia sempre um gajo com cubos de gelo, para que a Aniston se pudesse «preparar» para a cena. Era para desviar a atenção do quão plástica a mulher anda. A sério! Às tantas não sabia quem é que tinha o nariz mais estranho, se ela ou o Wilson!

É um filme engraçadito. Daqueles que se vê. Daqueles que até deixa uma lagrimazita no olho, se fores amante de cães (não literalmente!).

1 comentário:

Joao Pedro Santos disse...

adoro a aniston com frio ! :)))