quarta-feira, maio 28, 2025

Transformers One


Não sabia esta parte da História dos Transformers. Ou se calhar sabia e esqueci-me. Se calhar até já falei nisto e não sei. A minha vida vai longa e há muito deixei de ter presente todos os meus pensamentos ridículos. Ou se falei deles ou não. O certo é que, ao saber que o planeta dos Transformers é um primeiro Transformer, chamado Primus, que transformou-se no planeta, a primeira coisa que pensei foi «será que há alguém a viver na zona dos testículos?»

Não interessa se um transformer tem testículos. Essa parte não carece de discussão. Importa mais saber... É uma zona montanhosa? Densa de vegetação? Esta zona não pode cheirar bem, certo?

Transformers One é uma história de origem. Do Optimus e do Megatron. E de mais uma data doutros personagens conhecidos. E sim, o início foi giro - o Bumblebee tinha voz e não se calava <3 -, mas a partir de certo altura foi só mais um filme onde estão a acontecer coisas. Uma data de chavões. Uma porrada de barulhos e explosões. Tiros e voos e... cenas.

Está visto. E revisto.

sábado, maio 24, 2025

Watchmen: Chapter II


Não será desta que fico verdadeiramente esclarecido.

Fui ambicioso. Quis ver três filmes num dia, mas a verdade é que adormeci a ver esta segunda parte. Não que seja má ou enfadonha. Longe disso. Pareceu-me ser uma adaptação bastante fidedigna e interessante. Como a história é, só por si. O problema é meu. Estou velho e o dia foi longo, com uma saída de casa pelo meio. Basta isso.

Lá terei de ver a próxima adaptação, seja ela qual for e quando vier. Será uma peça de teatro? Um musical? Quem sabe.

Watchmen: Chapter I


Vamos continuar na senda de super-heróis.

Sendo que ninguém pediu uma nova versão duma das mais famosas e populares histórias de BD, alguém decidiu fazê-la na mesma. Em duas partes. E eu cá estou para ver.

O curioso é que eu li a BD, vi o raio do filme mais que uma vez, vi a série spin-off, li e vi outras histórias baseadas no mesmo, ouvi sempre gente a falar disto, e não é que nunca sei, no início, quem é que matou o Comedian?

Não sei porquê mas o desenlace, a revelação, nunca me fez sentido. Talvez agora faça. Deixa lá ver se ainda tenho tempo de ver a segunda parte hoje.

Thunderbolts*


Num filme que, por vezes, tentou forçar a piada (não muito, isto não é o show do Drax), tenho de admitir que o final foi muito engraçado. Não falo do último terço. Falo da última cena. Teve piada.

Foi spoiler?

Thunderbolts* vai passar entre as gotas da chuva. O pessoal está cansado de flops da Marvel. Ou os dois últimos Avengers elevaram demasiado a fasquia. Ou há saturação de filmes de super-heróis. Não sei. A verdade é que menos pessoas vão ver este filme do que viram os anteriores. Pelo menos no cinema, que é onde interessa a quem só vê números.

É pena.

Fosse noutra altura. Na primeira ou segunda fase. Se tem saído então... Não faria sentido. Verdade. Esta história é para sair agora. Mas, mais cedo, teria tido outro tipo de público e atenção.

Thunderbolts* não é uma obra prima. Não é dos melhores. Tem vários chavões dos filmes Marvel. Mas é divertido. Tem acção, mas não é só tirinhos. Tem um ensemble simpático, com uma mega estrela (na minha humilde opinião). Vale bem o preço do bilhete, é só o que estou a dizer.

quinta-feira, maio 22, 2025

Snack Shack


Começámos a ver este filme há meses. Vimos meia hora, a minha senhora adormeceu e, quando acordou, decidiu que não era para ela. Tenho andado a ver o filme aos bocados, nas viagens de comboio de e para o trabalho. Quando raios é que tenho eu tempo para ver filmes sozinho?

Snack Shack acabou por ser mais emocional do que imaginava. Por vezes desnecessariamente. O filme tem quase duas horas e não precisava. Há várias cenas a servir pouco propósito, a não ser encher. Mas o filme tem uma data de bom talento envolvido, passa-se num Verão dos anos 90, tem pinta e cervejas, uma bela girl next door e uma piscina pública. Muito do que procuro na vida. E nos filmes que vejo.

domingo, maio 18, 2025

Moana 2


O primeiro novo filme (para mim) da Madame M.

Um pouco absurdo ser a sequela e não o original, certo? A minha senhora estava a tentar ser fofinha. Queria que visse algo novo, para contar para aqui. Vi menos de 20 filmes este ano. Em quase cinco meses. É absurdo, porque estou longe de estar a fazer uma vida de grandes moinices. Muito longe, mesmo.

Moana 2 era suposto ser uma série e alguém forçou que fosse um filme. Não se nota tanto como achava, mas nota-se. É um notório passo abaixo do original. Bastante abaixo. Mas a decisão foi acertada. O filme fez uma parvoíce de dinheiro nos cinemas.

Venha daí o terceiro e os spin offs. Se for isto que a Madame M. obriga-me a ver, vezes e vezes sem parar, não ficarei muito mal.

sexta-feira, maio 16, 2025

SuperBob


Dois filmes numa semana? Insanidade.

Somos fãs do Brett Goldstein cá em casa. Tudo por causa do papel no Ted Lasso, claro. Entretanto vimos um stand up do rapaz, e tínhamos este filme na calha. Escusado será dizer que... É melhor ficarmos pelo Ted Lasso.

O cavalheiro tem piada. Disso não haja dúvida. Mas acho que é piada de ensemble. Ele sozinho em palco, ou sendo protagonista dum filme, não é suficiente.

SuperBob é engraçado. Muito naquele registo de coisas britânicas simples e tolas. Funcionou como entretenimento.

domingo, maio 11, 2025

A Real Pain


Dois primos vão visitar a Polónia e fumar ganzas em telhados, à boa maneira Norte Americana. Isso e são judeus. Por isso fazem também a tour em memória da avó, sobrevivente do Holocausto, que faleceu há pouco tempo.

A minha senhora gostou do Culkin no Succession (quem não gostou?) e, como tal, lá tive de ver isto. Não que seja mau, mas não teria visto se não fosse esta pequena obsessão. Não vou ver maior parte dos filmes dos Óscares deste ano, em boa verdade. Porque é tudo mais do mesmo. Sim, incluindo este.