sábado, setembro 10, 2011

Bridesmaids

IMDb | Sítio Oficial

Estava muito em pontas em relação a Bridesmaids. Acho que tem um óptimo elenco. É escrito e produzido por gente talentosa. Tiveram umas quantas decisões arriscadas, mas de louvar. Quer dizer, quem se lembraria do Roy do IT Crowd como love interest?! Andava agastado (sim, «agastado», não acho que seja um exagero) por não ter ido ver o filme há mais tempo e, assim que se tornou disponível, fiquei histérico.

Comecemos pelo mau. (Com tanta expectativa, claro que tinha que ter mau.)
A premissa é enganadora. Os vestidos que elas têm no póster nem sequer é o que usam no casamento. O filme não é sobre o grupo, é sobre a melhor amiga e madrinha de casamento. Como é uma loser e como nada na vida dela corre bem, inteiramente por culpa própria. Aparece uma nova melhor amiga da noiva, que tenta roubar-lhe o lugar. Tem um palerma que só a usa para sexo. Tentou o sonho de ter uma pastelaria e não correu bem. Não tem dinheiro. yadda yadda yadda Julguei que fosse mais sobre um grupo de amigas. Não tem problema, mas sinto-me um pouco enganado. Mais que não seja porque uma ou duas das do grupo acabaram por desaparecer no último terço do filme. E é pena, porque têm piada.

O bom.
O filme é muito engraçado. Houve mais que um momento em que «gargalhei». Há cenas nojentas de absurdo e de nojento. E é um humor que não estava à espera. Não esperava que uma delas se borrasse no meio da rua, por exemplo. Há todo um efeito choque/hilariante que foi uma surpresa maravilhosa. E depois foi bom ver um filme onde se é honesto e faz-se tudo completamente à volta da noiva. Ou seja, assume-se que quem é importante num casamento é ela e não ele. A título de exemplo, no «jantar de ensaio», só houve discurso do lado dela. Dois discursos, aliás, desconfortavelmente longos. Foi engraçado, mas o noivo estava lá só mesmo para estrangeiro ver. (É assim a expressão? Estou na dúvida.)

Apesar do lado mau, o balanço é mais que positivo e Bridesmaids é recomendável para toda a gente que queira rir.

Sem comentários: