quarta-feira, setembro 01, 2021

Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings


Ora aqui está uma maneira de começar o mês da melhor forma. Bam! Toma lá um novo filme da Marvel. O segundo de quatro do ano. Lamento, mas não vou contar com o Venom 2, porque não faço ideia o que vem dali.

Shang-Chi tem as suas ligações aos restantes filmes da Marvel, naturalmente, mas comparando com a média de todos os últimos, será um filme/episódio mais «individual». Como é sabido, agora é altura de apresentar novos personagens e novos enredos. Para mais, também é sabido que a Marvel quer ter vários níveis de acção. Há o nível no «Espaço», por assim dizer, com as histórias ainda mais fantásticas (Guardians, Thor, etc.), o nível «grande» na Terra (Avengers et al) e uma coisa mais ao nível da rua, como foram as séries do Netflix, ou poderá ser o Cap ou até um Ant-Man.

Não é ainda claro onde poderá encaixar este(s) novo(s) personagem(ns). Para já vejo a coisa um pouco entre os dois últimos níveis. Poderá evoluir para mais ou menos, claro. Tem alguma piada tentar adivinhar os próximos passos, mas o certo é que cada vez o MCU afasta-se mais da BD e, confesso, para mim agrada-me ser surpreendido. Gosto de ver as teorias, mas deixo o processo criativo a quem de direito. Cá fico (no sofá ou na sala de cinema), refastelado, a apreciar.

O certo é que Shang-Chi é um óptimo filme de acção, cheio de belíssimas cenas, seja em termos de movimentos ou de cenários (CGI, claro, mas mesmo assim). O elenco é bastante porreiro e há umas quantas influências notórias doutros géneros, doutras «escolas cinematográficas», que são muito bem vindas. Depois tem o toque Marvel, sempre com personagens doutros filmes a aparecer e, como se espera, bastante humor. Ah, e tipos em tronco nu, claro!

Ainda é arriscado, bem sei, pelo que compreendo perfeitamente a reticência em fazê-lo, mas este é um filme perfeito para ir ao cinema, com um balde de pipocas. Salgadas ou doces, é à vontade do freguês.

Oooooor... Também pode ser apreciado no conforto do lar, claro. Parece que demorará a sair no Disney+, mas não tardará assim tanto. Será verdadeiramente importante o balde. E boas legendas, para quem não fala Chinês. Tive de contar com a minha senhora para descodificar-me algumas partes. O meu Francês ou Neerlandês ainda estão algo perros e/ou limitados.

Bem-vindos ao universo, caríssimos. Façam bom proveito.

Sem comentários: