domingo, junho 26, 2011

Che

IMDb - Parte I
IMDb - Parte II

Podia dividir em dois filmes, mas acho que não faz muito sentido, apesar de serem duas partes bem distinta da vida de Che Guevara.

Do ponto de vista cinematográfico e de enredo (chamemos-lhe enredo, apesar de ser uma espécie de biografia), ambos estão muito bons. Não sou um estudioso da vida de Guevara, mas parece-me que houve dedicação na elaboração da história. Os dois lados que as duas partes apresentam são fáceis de explicar. A parte I narra a vitória em Cuba. A parte II narra a derrota na Bolívia. É difícil perceber o que correu mal na América do Sul. Também não será esse o objectivo. Em termos do homem em si, do que o fazia ser como era, os Diarios de Motocicleta abordarão essa parte melhor. Aqui é mais o Guevara guerrilheiro, especialmente na parte II.

Para além de todos os detalhes que fui aprendendo sobre Guevara, estes dois filmes (mais a parte I) ensinaram-me algo a propósito de Hollywood. É que a parte I foi nomeada para muitos prémios, ficando de fora da edição daquele ano dos Óscares. Quando confrontado, Soderbergh disse que não esteve para chatear-se. Ele, que tinha marcado presença nos últimos anos. Como estava ainda no processo de filmagens da parte II não se deu ao trabalho de fazer campanha pela parte I. Como tal, ficou de fora. Não foi algo que o tenha incomodado. O que deu para perceber foi que, para se ir aos Óscares, nem é preciso só qualidade. Aliás, em alguns casos, nem qualidade alguma será requisito. Mais importante é ter uma boa campanha de marketing. E saber isto, dá um crédito muito especial à Academia.

Sem comentários: