quinta-feira, julho 08, 2021

Black Widow


Finalmente de volta a uma sala de cinema! Finalmente volto a ver um novo filme do MCU! Ainda por cima no que foi o meu cinema de eleição durante os últimos anos. Quase que choro de alegria. É verdade que entretanto tivemos WandaVision, Falcon and the Winter Soldier e Loki, mas não é a mesma coisa. Há poucas coisas melhores que ir ao cinema ver um novo episódio deste universo. <3

O meu ex destas andanças (suponho que deva ser chamado de «amante») diz-me, antes do filme, que espera «uma banhada». E por muito que me esforce, não consigo perceber o que o levou a pensar assim. Perguntei-lhe. E mesmo assim não percebi! É um personagem estabelecido. É um bom personagem, aliás, com uma óptima actriz a fazer o papel. O elenco é porreiro. É mais um filme da máquina Marvel/Disney, que não tende a lançar «banhadas». Será uma questão de que já não acrescentará nada à Fase anterior do MCU? OK, sabemos o destino da personagem. Esta história é no passado, antes dum par de filmes que saíram. E então?

Posso dizer-vos que banhada não foi. E o meu amante das idas ao cinema também não o achou. O filme mal tinha começado e o rapaz diz-me algo que captura a essência do filme na perfeição: reunião a ser tida em Hollywood, com os chefões dos estúdios a discutirem entre si o futuro do cinema de acção. Há um que diz «Ah e tal, não é possível evoluir o personagem do Bond. Nunca será possível ter uma mulher a interpretar o Bond, ou ter sequer uma mulher como personagem principal dum filme de intriga/acção como deve ser, que venha a ser um sucesso». Resposta da Marvel Studios: «Hold my beer!»

Apenas consigo ter duas embirrações. De resto foi uma experiência extraordinária. Uma delas é de absoluta irrelevância. A segunda é mais complicada de lidar, mas que em nada tem a ver com o filme, em boa verdade. Black Widow, filme que narra um pouco mais da misteriosa história duma personagem «inigualável» (a imitar em quase tudo a jovem Nikita), há uma data de Russos a não falar Russo. Ou quase nada de Russo. O que é chato. Em especial porque são actores Americanos ou Britânicos. Ou o que raio é o Ray Winstone, que aquele sotaque - seja original ou o que inventou -, não lembra ao dIABO. Não dava para arranjar uns actores «locais», só para dar assim um bom enfeite à coisa?

Depois, como é que este filme só tem 6.9 no IMDb? Continuamos com a parvoíce machista? Não dá para gostar dum filme interpretado por uma mulher? E então porquê, meus palermas? Que complexo de inferioridade é esse? Meus caros, Black Widow dá 10 a 0 a qualquer um dos Bonds do Daniel Craig. A mulher do Daniel Craig está melhor como secundária em Black Widow, que Craig como Bond! 15! Dá 15 a 0, meus amigos! Abram lá os olhos e deixem-se de preconceitos, vá, que o filme merece bem melhor nota que essa m€rd@ de 6.9.

Sem comentários: